Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a direção hidráulica é mais leve que a comum?

Por Victor Bianchin
Atualizado em 22 fev 2024, 11h37 - Publicado em 4 dez 2008, 16h21

Para entender essa diferença, é preciso conhecer primeiro como funciona a direção comum. Quando um motorista mexe o volante, ele gira uma peça, a barra de torção. No final dela há uma engrenagem, o pinhão, que gira sobre uma barra dentada, a cremalheira. O pinhão move a cremalheira para o lado contrário ao que o volante foi virado. Ela aciona, então, uma série de “braços” que deslocam as rodas para o lado que se quer virar. Na direção comum, a cremalheira é movida só pela força feita no volante – por isso ela é dura. O processo é o mesmo na direção hidráulica, mas o motorista tem a ajuda de outras peças e de um fluido. Ele fica armazenado em um reservatório e é bombeado sob alta pressão até uma peça chamada válvula rotativa, posicionada junto à barra de torção. Quando o volante é virado, a válvula rotativa libera a passagem do fluido para um cilindro na cremalheira – que só existe nos carros com direção hidráulica. Dependendo do lado para o qual o volante foi virado, o fluido entra na parte esquerda ou direita do cilindro, que tem um pistão no meio. Sob alta pressão, o fluido empurra o pistão. Como ele está preso à cremalheira, ela se mexe também, virando as rodas. Ou seja, as engrenagens, que antes eram movidas só pela força do motorista, agora andam com a ajuda do pistão empurrado pelo fluido. Após dar essa força extra ao motorista, o fluido da direção hidráulica deixa o cilindro por meio de pequenas mangueiras e segue de volta ao reservatório. Lá, ele está pronto para ser bombeado de novo assim que rolar o próximo giro do volante.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.