Os jogos mais mortais do mundo
Nestes jogos e games, a expressão "zerar a vida" pode ter outro sentido...
ilustra André Bdois
edição Felipe van Deursen
SEGUNDA PARTE DA MATÉRIA BRINQUEDOS ASSASSINOS
– Brinquedos realmente perigosos
SEU DESTINO EM XEQUE
Nestes jogos e games, a expressão “zerar a vida” pode ter outro sentido…
Pikachu mortal?
Em 1996, Pokémon Red and Green, de Game Boy, pôs o Japão de cabeça para baixo: 70% dos fãs do jogo entre 7 e 12 anos se mataram. Exames feitos nos cartuchos mostraram que a frequência da música da fase “Lavander Town” desencadeava essa tendência suicida na molecada. Reajustes foram feitos nas versões posteriores, e o caso foi abafado. O problema é que nada disso aconteceu de verdade. O único recall envolvendo Pokémon foi em 1999, e não tinha nada a ver com a Nintendo, mas com bolinhas de brinde que vinham em kits do Burger King
Alvo de si mesmo
Shawn Woolley tinha 21 anos quando deu um tiro na cabeça enquanto jogava Everquest, em 2002. Segundo a mãe do jovem, ele passava mais de 12 horas na frente do PC e acabou desenvolvendo epilepsia. A família chegou a processar a Sony, desenvolvedora do jogo, alegando faltar avisos de advertência sobre danos à saúde. Em 2008, a Justiça proibiu Everquest no Brasil
Testado pelo além
A caixa já dizia: “explore os mistérios da telepatia e do subconsciente”. No Ouija, todos colocavam o dedo sobre uma seta presa a um disco com letras e números. Alguém fazia uma pergunta, e a seta formava uma resposta. O “brinquedo” é inspirado em jogos do século 19, que também deram origem à brincadeira do copo. Em 1973, ficou famoso no filme O Exorcista
Inimigo oculto
Em 2006, o chinês Zhang Xiaoyi, de 13 anos, atirou-se pela janela do apartamento em que vivia com a família após passar 36 horas seguidas jogando Warcraft. Uma carta de suicídio foi encontrada após sua morte. Nela, ele dizia que iria morrer para “se juntar aos heróis” do jogo. A distribuidora do game na China foi processada por não incluir no encarte um aviso de recomendação de idade
Presas de sangue
I Vant to Bite Your Finger foi um jogo de tabuleiro lançado nos anos 80, cujo objetivo era manter Drácula adormecido. Quem o acordasse tinha que colocar o dedo em uma boca de vampiro hidráulica, que punia o perdedor com duas agulhadas. Isso não só apavorou as crianças como as influenciou a desafiarem máquinas de costura e tomadas. O produto sem-noção sumiu das lojas na mesma década
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