Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Onde ainda se pratica poligamia no mundo?

A História está recheada de exemplos de homens com múltiplas esposas – de figuras bíblicas a ex-chefes de Estado. Confira.

Por Marcel Nadale e Marina Motomura
Atualizado em 23 Maio 2023, 14h20 - Publicado em 7 jun 2010, 19h30

Texto publicado originalmente em 2010.

Por incrível que pareça, é perfeitamente legal ter várias esposas em mais de 50 países. Em outros 20, a poligamia não está nas leis, mas é culturalmente aceita. A maioria dessas nações está na África, região de forte concentração da religião muçulmana.

O Alcorão, livro sagrado do islamismo, permite ao homem ter até quatro cônjuges (nada de haréns com dezenas de gatas), limite que foi “copiado” por boa parte das legislações favoráveis à prática. Mas, no mundo todo, a poligamia está caindo em desuso, com a disseminação da noção de igualdade entre os sexos. “É o efeito da forte influência do cristianismo e da cultura moderna ocidental”, explica Luiz Fernando Dias Dutra, professor de antropologia do Museu Nacional (UFRJ).

Histórias de poligamia

Com várias esposas e muitos filhos, estes homens levaram adiante o “crescei e multiplicai-vos”:

O paizão

Quem – Moulay Ismail

Onde – Marrocos

Quando – 1672 a 1727

Continua após a publicidade

O sultão marroquino detém o recorde histórico de filhos. Segundo os registros, ele teve nada menos que 888 herdeiros (548 homens e 340 mulheres). Para isso, contou com 500 mulheres. Tanta felicidade na cama não o tornou um regente mais piedoso: nos 20 anos de seu governo, mais de 30 mil súditos morreram em decorrência de suas ordens.

Haja suíte presidencial

Quem – Jacob Zuma

Onde – África do Sul

Quando – 1942 até hoje

O ex-presidente do país segue a tradição tribal dos zulus. Em 2009, aos 67 anos, chegou ao quinto casamento – mas calma lá, ele tem “apenas” três esposas (uma morreu e outra pediu divórcio). A opinião pública só se voltou contra Zuma quando ele admitiu que tinha ainda um filho ilegítimo com outra mulher, fora do(s) matrimônio(s). Aí é demais!

Continua após a publicidade

30 vezes ciúme

Quem – Joseph Smith

Onde – EUA

Quando – 1805 a 1844

Os registros são controversos, mas tudo indica que o fundador dos mórmons teve mais de 30 esposas, com idades que variavam dos 14 aos 60 anos. A “titular”, Emma, tinha que lidar com as “sucessoras”. Suas opiniões divergentes levaram alguns historiadores a acreditar que Smith realizou parte de seus outros casamentos sem o conhecimento da primeira esposa.

I love Lucys

Quem – Brigham Young

Continua após a publicidade

Onde – EUA

Quando – 1801 a 1877

O sucessor de Smith entre os mórmons teve 55 esposas (entre elas, duas Lucys, três Marys, três Clarissas e duas Elizabeths) e “apenas” 57 filhos. Algumas das mulheres, aliás, eram viúvas de Smith.

Todos eles moravam em duas imensas casas feitas sob medida. Nelas, cada esposa e seus respectivos filhos tinham uma área para si, com entradas individuais. Imagine quanto ele gastou com portas…

Porta giratória

Quem – Saleh Al-Sayeri

Continua após a publicidade

Onde – Arábia Saudita

Quando – 1941 até hoje

Este empresário achou um jeito esperto de burlar o limite muçulmano de quatro cônjuges. Ele diz estar casado com as três primeiras há 20 anos – é a “quarta vaga” que muda o tempo todo. Nesse vai e vem, já acumulou 58 matrimônios. Foram dez filhos e sabe-se lá quantas filhas – Saleh acha que foram umas 25. Ele também admite que não se lembra do nome de todas as esposas.

Doze é demais

Quem – Ayatu Nure

Continua após a publicidade

Onde – Etiópia

Quando – 1944 até hoje

Este etíope é uma explicação viva do por quê a poligamia está caindo em desuso. Cada uma de suas 12 esposas lhe custou cerca de 2 mil reais, e, agora, a família com 78 filhos sobrevive se alimentando de raiz de bananeira. O problema é que o ciclo se repete: para garantir que algumas de suas filhas melhorem de vida, Ayatu as está vendendo para potenciais maridos.

Até tu, Bíblia?

Quem – Davi

Onde – Israel e Judá

Quando – Por volta de 970 a.C.

A Bíblia também tem menções à poligamia, prática considerada válida no passado. O rei Davi, o famoso líder que derrotou o gigante Golias, teve diversas mulheres. É o que dá a entender esta passagem do segundo livro de Samuel, capítulo 5, versículo 13: “Chegando a Hebron, Davi tomou ainda mais concubinas e esposas de Jerusalém, e mais filhos e filhas nasceram para Davi”.

Esposas ou escravas?

Quem – Goel Ratzon

Onde – Israel

Quando – 1951 até hoje

Apelidado de Messias do Harém, este israelense foi preso em 2009 por manter 32 esposas (com quem teve 89 filhos). Suas famílias viviam em condições sub-humanas e seguiam leis extremamente rígidas que ele mesmo criava. Registradas como mães solteiras, as mulheres recebiam ajuda do governo, e Goel embolsava tudo!

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.