Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que significam os sinais dos jogadores de vôlei antes do saque?

Cada time possui o seu "dicionário" de códigos

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h23 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Os sinais servem para combinar com o time a jogada que deve ser feita. Cada time tem o seu “dicionário”, composto de sinais de ataque e de defesa. Os de ataque são usados exclusivamente pelo levantador (ou levantadora), que atua como o maestro das jogadas. Já os de defesa, que visam bloquear o ataque rival, podem ser usados pelos três jogadores que estiverem na rede (no vôlei, a cada ponto, os seis jogadores trocam de posição).

    Os momentos em que eles são usados também são diferentes: os de ataque são mostrados no momento do saque do time adversário e os de defesa, antes do saque do próprio time. A complexidade dos sinais acompanha a evolução do esporte e, por isso, novos sinais surgem a cada dia, principalmente no vôlei feminino, que apresenta muito mais variações de jogadas do que o masculino. “Em 1987, quando comecei no vôlei, havia só três sinais: um, dois e três (mostrando com os dedos). As seleções asiáticas começaram a inventar novos sinais e o mundo inteiro imitou”, diz o treinador Hairton Cabral.

    Hoje, existem sinais tanto para jogadas individuais quanto para complexas combinações de jogadas. Alguns levantadores chegam até a combinar jogadas diferentes com cada um dos atacantes, para ter mais de uma opção de acordo com o comportamento da defesa adversária.

    Na palma da mão

    O manual básico para ataque e defesa

    TEMPO À FRENTE

    O atacante sobe junto com o levantador e dispara uma cortada assim que a bola sai das mãos do levantador. É uma alternativa quando os adversários marcam bem os ataques pelas laterais

    CHUTADA DE MEIO

    Parecida com a jogada de tempo à frente, mas o atacante pega a bola um pouco mais afastado do levantador, que, em vez de só escorá-la para a cortada, dá um passe rápido, quase paralelo à rede

    DESMICO

    O atacante da ponta avança para o meio para confundir o bloqueio e atacar próximo ao levantador. Normalmente o levantador também combina uma jogada com o jogador que corre para a ponta

    CHINA

    Jogada quase exclusiva do vôlei feminino em que a atacante faz uma finta para o lado e salta com apenas um pé. É muito comum combinar a china com a desmico, dando duas opções à levantadora

    BLOQUEIO

    Sinais de defesa, usados pelos jogadores que estiverem na rede. Dependendo das características dos atacantes rivais, o time se prepara para defender um ataque na paralela ou cruzado (na diagonal)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.