Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que o joão-de-barro, ao flagrar a fêmea com outro macho em sua casinha, fecha a porta?

Essa lenda popular, apesar de bastante difundida, não tem o menor fundamento. “Embora grande parte das aves seja monogâmica, não existem estudos que demonstrem se o joão-de-barro é ou não fiel”, afirma a bióloga Adriana Akemi Kuniy, da Sociedade Brasileira de Ornitologia. O que se sabe é que a casinha é construída em conjunto pelo […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h59 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

Essa lenda popular, apesar de bastante difundida, não tem o menor fundamento. “Embora grande parte das aves seja monogâmica, não existem estudos que demonstrem se o joão-de-barro é ou não fiel”, afirma a bióloga Adriana Akemi Kuniy, da Sociedade Brasileira de Ornitologia.

O que se sabe é que a casinha é construída em conjunto pelo macho e pela fêmea, também conhecida como joaninha-de-barro ou maria-de-barro. Para sua instalação, o casal geralmente escolhe locais abertos como postes de iluminação, árvores isoladas e traves das porteiras. Juntos, eles levam aproximadamente 18 dias para construir o ninho, que tem o formato de um forno e é feito com barro úmido e um pouco de esterco, misturado à palha. Um prodígio da natureza, essa casinha é constituída por uma bola de barro com cerca de 30 centímetros de diâmetro, dividida em duas câmaras e com paredes de 5 centímetros de espessura. O compartimento maior é usado pela fêmea para depositar seus ovos, o que acontece a partir de setembro.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.