Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como se forma a casca de ferida?

Plaquetas, fibrina e glóbulos brancos exercem um papel essencial. Mas, dependendo da lesão, o processo pode levar até semanas!

Por Danilo Rodrigues
Atualizado em 22 fev 2024, 10h41 - Publicado em 27 jun 2013, 12h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    Ela é resultado do processo de cicatrização que rola quando acontecem cortes e sangramentos na superfície da pele. Mesmo o mais inocente arranhão pode romper as camadas superiores e acionar o processo. Protegida pela casquinha, a pele lesionada se reconstrói lentamente. Dependendo do estrago, a regeneração pode levar até algumas semanas para ser concluída. Confira o passo-a-passo

     

    lesão
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    1) Se a lesão rompe as camadas superiores da pele (profundidade média de 4 mm), os vasos são cortados e o sangue jorra. Um dos componentes do sangue, as plaquetas, se depositam na borda do machucado, iniciando o processo de reconstrução da pele.

     

    estancar sangue
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    2) Em poucos minutos, a proteína fibrina também se acumula na região lesionada. Ela se mistura às plaquetas até estancar o sangramento. Daí, a casquinha, que nada mais é do que sangue coagulado misturado com a fibrina e plaquetas, começa a se formar. Especialistas são unânimes em dizer que não é recomendável cutucar a casquinha, o que pode atrasar o processo de cicatrização.

     

    inflamação
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    3) Enquanto a casca endurece, o ferimento é invadido por outro componente do sangue: os glóbulos brancos, que destroem impurezas alojadas no machucado, como as bactérias. O fluxo de sangue aumenta, gerando calor e dor. É a inflamação, que deixa uma borda vermelha ao redor da ferida.

    Continua após a publicidade

     

     

    • Relacionadas

     

    limpeza
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    4) Os glóbulos brancos matam a sujeira, mas deixam os restos por ali. Para fazer a limpeza, surgem os macrófagos, um tipo de célula que “engole’ outras células mortas (incluindo as da pele machucada). O fluxo de sangue continua intenso e causa um leve inchaço.

     

    regeneração
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    5) A regeneração, que dura até duas semanas, é trabalho dos fibroblastos. Essas células são ricas em colágeno, que ajuda a “dar liga” à nova camada de pele que está se formando. O processo começa de cima para baixo. É por isso que, nesta fase, a casquinha começa a cair.

    Continua após a publicidade

     

    cicatriz
    (Ligia Duque e Luiz Iria/Mundo Estranho)

    6) O pedaço regenerado nunca fica igual ao original. Às vezes, pode formar uma cicatriz, com tom de pele ou textura levemente diferentes do restante. É normal, pois o corte matou a pele original, que teve de ser refeita do zero.

     

    Corpo fechado

    Dicas para cuidar de um machucado

    Não é porque o corpo descontamina o machucado que você deve descuidar. Para desinfetar ferimentos superficiais, basta água e sabão. Já os graves, que atingem músculos e até ossos, precisam de acompanhamento médico. Mas “a recomendação inicial é a realização de curativos, independentemente do tipo de ferida”, diz Francisco Paschoal, coordenador do departamento de cirurgia dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O curativo evita o ressecamento da ferida, acelerando o processo de cicatrização, e ainda diminui o contato com agentes infecciosos externos.

    Continua após a publicidade

     

    CONSULTORIA Francisco Paschoal, coordenador do departamento de cirurgia dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia

    FONTES Artigo Biologia da Ferida e Cicatrização, de M.F Tazima, Y.A. Vicente e T. Moriya (UPS Ribeirão Preto) e revista SUPERINTERESSANTE

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.