Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Como os urubus podem comer carne putrefata?

Eles já nascem com certos anticorpos que os tornam mais resistentes a microorganismos nocivos, além de possuirem enzimas especializadas para atacar bactérias. No entanto, até hoje esses mecanismos não são bem conhecidos. “Essa proteção ainda é um mistério para a ciência”, afirma o ornitólogo Luís Sanfilippo, da Fundação Zoológico de São Paulo. “Quando descobrirmos como […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h52 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59

Eles já nascem com certos anticorpos que os tornam mais resistentes a microorganismos nocivos, além de possuirem enzimas especializadas para atacar bactérias. No entanto, até hoje esses mecanismos não são bem conhecidos. “Essa proteção ainda é um mistério para a ciência”, afirma o ornitólogo Luís Sanfilippo, da Fundação Zoológico de São Paulo. “Quando descobrirmos como eles fazem isso, seremos capazes de evitar a contaminação por alimentos, como acontece com a bactéria Salmonella, que estraga a maionese e causa infecções terríveis”, diz ele. Ainda assim, os urubus também podem adoecer, ao ingerir alimentos contaminados por produtos químicos ou infectados por bactérias contra as quais não têm imunidade, principalmente se estiverem com a resistência baixa.

Outros pássaros também comem carniça sem passar mal, como a cegonha, o carcará e algumas espécies de coruja, mas o urubu é o maior especialista. Outra característica que contribui para isso é sua cabeça lisa, mais fácil de limpar depois de um mergulho na carne podre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.