Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Como funciona um carro solar

É um carro de corrida, mas não usa gasolina nem diesel, não tem marchas, não tem filtro nem bomba de óleo. E cruza a Austrália gastando o equivalente a 5 litros de gasolina. É difícil acreditar, mas já existem carros solares capazes de fazer isso tudo e, melhor, sem poluir o ambiente. Desde 1992, um […]

Por Natália Yudenitsch
Atualizado em 22 fev 2024, 11h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24

É um carro de corrida, mas não usa gasolina nem diesel, não tem marchas, não tem filtro nem bomba de óleo. E cruza a Austrália gastando o equivalente a 5 litros de gasolina. É difícil acreditar, mas já existem carros solares capazes de fazer isso tudo e, melhor, sem poluir o ambiente. Desde 1992, um grupo de engenheiros brasileiros vem desenvolvendo modelos de carro solar para participar do Desafio Solar Mundial (wsc.org.au), realizado de dois em dois anos na Austrália. A engenhoca que montamos aqui embaixo é uma mistura dos carros produzidos pela Associação Alvorada, a equipe brasileira, e pela equipe Nuon (nuonsolarteam.com), da Holanda, que papou as quatro últimas disputas.

Não pára, não pára, não
Graças às baterias, o carro solar roda à noite, sem parar

FEITO PARA VOAR

A aerodinâmica faz toda a diferença no desempenho do carro solar. O formato estilo asa de avião garante uma resistência ao ar seis vezes menor do que a de um carro normal. Além disso, ele é levíssimo: no máximo 300 quilos, contra 1 410 quilos de um Vectra

Continua após a publicidade

A PARTE HUMANA

Seguindo a aerodinâmica do carro, o piloto vai quase deitado, tendo acesso ao painel de instrumentos, onde lê dados de GPS, inclinômetro, velocímetro e sensores de corrente e tensão. E o carro só pode competir se o piloto conseguir deixar o habitáculo em até 15 segundos

SANDUÍCHE DE LUZ

O carro tem cerca de 3 mil células solares, divididas em painéis conectados ao regulador do motor. As células, geralmente feitas de silício, são dispostas como um sanduíche: no lugar do pão, duas mantas de polímero, que protegem as células e diminuem a reflexão da luz solar

SEM RONCO

O motor elétrico, com 2 a 3 HP (o mesmo que um aspirador de pó), fica dentro da roda traseira e funciona convertendo a energia elétrica (gerada pelas células solares) em energia de rotação. Não há marchas, e o motor é silencioso, mesmo no limite de velocidade

Continua após a publicidade

PRONTOS PARA DURAR

Especialmente desenvolvidos para carros solares, os pneus são finos (metade da largura do de um carro normal) e têm mínima resistência ao atrito. Eles são inflados com nitrogênio, que se difunde mais lentamente pela borracha do pneu, mantendo a pressão por mais tempo

FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

A pergunta que os desenvolvedores mais ouvem é: ele anda à noite? Sim, desde que as baterias não estejam descarregadas. Enquanto o carro roda, o excesso de energia luminosa captado pelos painéis solares é armazenado nas baterias, que são recarregáveis como as de celulares

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.