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Como funciona a mochila a jato?

Há dois modelos de jetpack ("mochila a jato" em inglês) para voos pessoais - um deles a jato e outro a hélice.

Por Luiz Fujita Jr.
Atualizado em 22 fev 2024, 11h29 - Publicado em 28 fev 2011, 10h15
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Há dois modelos de jetpack (“mochila a jato” em inglês) para voos pessoais – um deles a jato e outro a hélice. Desde os anos 20, antes dos heróis de HQ com capas e superpoderes, havia personagens que voavam com máquinas futuristas. Nos anos 60, a ficção virou realidade por meio do Bell Rocket Belt, mochila a jato que virou atração em grandes eventos, como a Olimpíada de 1984. Mas o equipamento só é usado por profissionais especializados.

VOANDO CONTRA O MAL

Nem todo herói dos quadrinhos precisa de superpoderes para voar. Nos anos 80, Rocketeer usava um jetpack para combater seus inimigos

Ases bem domáveis

O modelo a hélice leva vantagem em todos os comparativos da categoria

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BELL ROCKET BELT

PREÇO – 200 mil dólares

VELOCIDADE MÁXIMA – 96 km/h

ALTITUDE MÁXIMA – 30 m

AUTONOMIA DE VOO – Até dez minutos

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GÁS TOTAL

O nitrogênio do cilindro central empurra a água oxigenada dos cilindros laterais para câmaras com placas de nitrato de samário. Esse metal raro decompõe a água em hidrogênio e vapor de água, expelidos em alta velocidade, formando o jato

BRAÇO DURO

Ao mover os manches para baixo ou para cima o veículo vai para trás ou para a frente. O manche direito controla a potência, e o esquerdo é móvel para todos os lados, controlando a direção do bocal dos tubos de propulsão

ESCAPAMENTO TUNADO desenho da saída dos tubos de propulsão seguem o princípio físico da abertura de De Laval. Com design parecido ao de uma ampulheta esticada, o hidrogênio e o vapor de água saem mais rapidamente

MARTIN JETPACK

PREÇO – 100 mil dólares

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VELOCIDADE MÁXIMA – 101 km/h

ALTITUDE MÁXIMA – 2 438 m

AUTONOMIA DE VOO – 30 minutos

POTÊNCIA NÃO É NADA…

Manche direito para a frente e para trás controlam os flaps direcionais, e torcê-lo, como em uma moto, acelera ou freia. Já o manche esquerdo faz o aparelho avançar, recuar e até girar sobre o próprio eixo

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POUSO SEGURO

Para segurar 114 quilos só de equipamento, o Martin Jetpack tem um trem de pouso com um eixo principal e duas hastes retráteis. No caso de falha em grandes altitudes, o veículo tem um paraquedas militar embutido na traseira

HELICÓPTERO PESSOAL

O motor de dois tempos a gasolina, como o das motos populares, tem 200 cavalos de potência. Ele movimenta duas hélices na altura dos ombros do voador. A rigor, portanto, não é um jetpack, já que não é impulsionado a jato

CONSULTORIA – James Bowker, engenheiro de simulação da Martin Aircraft (fabricante do Martin Jetpack)

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