Como fazer um roteiro de sitcom?
Não é apenas criatividade: um seriado de comédia clássico tem uma fórmula para ajudar a construir os episódios
Nesta matéria, explicamos como é a estrutura básica do roteiro de uma sitcom norte-americana. Para ilustrar esta análise, escolhemos o 11º episódio da 6ª temporada de Friends, “Aquele com a Mesa do Boticário”. O guia está dividido de acordo com os blocos do episódio. Em cada bloco, explicamos qual a função do roteiro naquela parte e contamos como o seriado resolveu essa questão no episódio. Vale dizer que, neste guia, falamos das duas tramas apresentadas no episódio: a principal e a secundária.
Friends 11 a 3 min. – BLOCO 1 -Introdução
Sabe aquela cena breve antes da abertura? Muitas vezes, ela é utilizada pelos roteiristas para apresentar o protagonista do episódio e o objetivo ou problema com o qual ele vai lidar (Sheldon quer decifrar uma equação, por exemplo). Roteiristas mais experientes podem ignorar essa regra e gastar esse tempo para contar uma piada aleatória
História principal:Objetivo – Joey quer manter seu namoro com Janine
História secundária: –
Friends 24 a 8 min. -BLOCO 2 -Objetivo/problema/plano
Após o objetivo ser exposto, a tentativa de alcançá-lo é impedida por um problema. Para resolvê-lo, o protagonista pensa num plano, que colocará em prática mais para a frente. Nesse primeiro bloco, é inserida a história secundária, menor (pode ter apenas três cenas no episódio). Essa rapidez significa que explicações de objetivo, dificuldade e plano precisam ser resumidas em apenas alguns minutos
História principal:Objetivo – Namorar Janine /Problema – Janine não gosta de Monica e Chandler /Plano – Joey tenta manter a amizade entre os casais com uma mentira
História secundária:Objetivo – Rachel quer manter uma mesa da Pottery Barn (loja de móveis antigos) /Problema – Phoebe odeia Pottery Barn /Plano – Mentir
Curiosidade: Seriados com vários personagens, como Parks & Recreation, podem possuir até três ou quatro histórias secundárias
Friends 39 a 13 min. -BLOCO 3 -Tentativa/obstáculo/fracasso
Após os comerciais, o herói começa a colocar seu plano em prática. Mas o objetivo não pode ser alcançado agora, porque o episódio acabaria muito rapidamente. Por isso, a primeira tentativa falha. O roteirista inclui nesse segmento alguma complicação pequena, que deve aumentar a tensão. O mesmo (tentativa e fracasso) acontece na história secundária
História principal: Fracasso da 1ª tentativa – Janine revela a mentira sem querer. Joey tenta manter o namoro e pede uma segunda chance. Supera o primeiro obstáculo, mas o desafio continua
História secundária: Fracasso da 1ª tentativa – Phoebe descobre a origem da mesa. Rachel mente de novo. O primeiro obstáculo pequeno é superado. Mas o problema se mantém
Friends 414 a 18 min. – BLOCO 4 – Tentativa/sucesso ou fracasso
O protagonista está desesperado para alcançar o objetivo. Mas encontra um último obstáculo, que precisa ser resolvido… ou não. Heróis de seriados podem falhar. Imagine como seria chato assistir a um protagonista que sempre triunfa. Seja com fracasso, seja com sucesso, as histórias principal e secundária precisam ser concluídas
História principal: 2ª tentativa – Joey pede a todos que tentem de novo mas, após jantarem, os três insistem em brigar. O personagem se conforma: não conseguirá reverter a situação
História secundária: 2ª tentativa – Irritado, Ross fala para Rachel levar Phoebe à feira de antiguidades. A cantora descobre a farsa, mas aceita a situação pois gosta dos objetos. Sucesso!
Friends 519 a 21 min. – BLOCO 5 – Conclusão
A última cena serve para uma piada final ou para reforçar a conclusão mostrada no bloco anterior. Todos os problemas devem ser concluídos, porque, no próximo episódio, os personagens precisam estar zerados para uma nova história. Isso significa que eles evoluem pouco: suas relações, defeitos e qualidades precisam ficar iguais
História principal: Conclusão – No café, Joey anuncia que Janine se mudou e o namoro acabou
História secundária: –
FONTES Livro The Screenwriter’s Bible, de David Trottier, e sites The Atlantic e The Wise Sloth