Como é possível distinguir o sexo de um jabuti?

É simples: basta olhar o plastrão, a parte de baixo da carapaça, no que seria a barriga do animal. “Os jabutis machos possuem essa parte do casco profundamente côncava para encaixar na fêmea na hora do acasalamento”, afirma o biólogo William Matiazzi, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Já as fêmeas […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h10 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
  •  (/)

É simples: basta olhar o plastrão, a parte de baixo da carapaça, no que seria a barriga do animal. “Os jabutis machos possuem essa parte do casco profundamente côncava para encaixar na fêmea na hora do acasalamento”, afirma o biólogo William Matiazzi, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Já as fêmeas têm o plastrão sem concavidade ou ligeiramente convexo. A maturidade sexual do jabuti é atingida em torno dos quatro ou cinco anos, dependendo da espécie. Durante a reprodução, os ovos são enterrados e os filhotes nascem depois de seis a oito meses. O jabuti é um réptil da família dos quelônios, parente das tartarugas e dos cágados. Apesar de viver até os 80 anos, ele não é tão resistente quanto aparenta e, quando criado como animal de estimação, precisa de cuidados especiais para sobreviver. O jabuti deve receber, por exemplo, uma alimentação saudável, composta de frutas, folhas de agrião, brócolis, cenoura e carne moída. Além disso, precisa ser mantido em um espaço adequado, como um quintal com terra, onde haja uma boa área para ele se movimentar.

Quem é quem