Como é feito um episódio de South Park?
A série animada tem uma rotina de produção puxada: a maioria dos episódios é feita em menos de uma semana, pouco antes de ir ao ar
ILUSTRAS Raul Aguiar
De volta ao trabalho
Como você vai ver a seguir, o período de produção da série é bem puxado. Por isso, quando a temporada termina, a equipe tira férias de cerca de três meses. Antes de retornar ao batente (em fevereiro ou março), roteiristas e produtores se reúnem em um “retiro de criação” (em algum resort, por exemplo), para pensar em novas histórias
A toque de caixa
Diferentemente dos episódios de uma animação comoOs Simpsons, que levam seis meses para ficarem prontos,os de South Parksão feitos em seis dias! Por isso, o show consegue abordar acontecimentos recentes. A maratona começa quando os produtores Trey Parker e Matt Stone rascunham um roteiro a partir de uma das histórias do retiro
História aos pedaços
Três ou quatro páginas de script já servem para começar a produção. Uma equipe cria storyboards dos principais momentos da trama, com setas sugerindo o movimento dos personagens ou da câmera.Os editores juntam esses pedaços e montam uma versão tosca do episódio, chamada de “animatic” – quase uma HQ em forma de vídeo
Soltando a voz
Os editores afirmam que realizam 90% do “animatic” e Parker e Stone,os10% restantes. Quando a dupla dá seu ok final, segue para o estúdio de som, onde grava a primeira versão do diálogo (eles são os dubladores oficiais de vários personagens). Enquanto isso,os animadores começam a criar os cenários e os coadjuvantes exigidos pela trama
Nasce um bonequinho
Para facilitar, o departamento de arte conta com um “banco de imagens”, de onde se pode reciclar, por exemplo, roupas para um personagem ou detalhes para um cenário. Cada novo coadjuvante ganha uma versão chamada “smart puppet” (“fantoche esperto”), em quatro ângulos: de frente, de costas, de perfil e de ¾ (virando o rosto)
Caras e bocas
Os”smart puppets”são inseridos no programa que simula o jeitão artesanal com que South Park costumava ser animado (com figuras de papel). Nele, já estão arquivados os puppets de dezenas de personagens, com várias opções de articulação ou expressão facial. Eles são aplicados e ajustados no frame de cada cena, conforme os storyboards
Troca-troca
Cenas razoavelmente “prontas” vão substituindo seus respectivos trechos no “animatic”. Momentos que não têm nem storyboards são representados por telas pretas, chamadas de “buracos negros”. Parker e Stone revisam esse vídeo regularmente, para checar o timing das piadas e até repensar o roteiro (que está sempre sendo reescrito)
A vez das mulheres
Só no quarto dia da produção (faltando 48 horas para a exibição!) o “animatic” segue para a mixagem, onde são criados o som ambiente e os efeitos sonoros (o barulho de passos, carros, animais, objetos, etc.). No quinto dia,são convocadas as dubladoras responsáveis pelas personagens femininas,como as de Wendy e da Sra. Broflovski
Um estilo meio caótico
Vale lembrar que os passos de 4 a 7 podem correr paralelamente – em especial porque Parker e Stone estão sempre tentando melhorar o visual do episódio ou o roteiro. É comum, por exemplo, que eles rabisquem diferentes “sobrancelhas”, direto no monitor do computador, quando sugerem uma nova emoção a um personagem
CURIOSIDADES
Os animadores estimam que refazem até quatro ou cinco cenas por dia!
Personagens são criados no programa CorelDRAW e animados com Maya. Efeitos especiais são feitos no software Motion
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