Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como é feito um desenho animado em massinha?

Para fazer esse tipo de animação, é preciso tirar fotos de cada ação dos personagens e depois uni-las numa seqüência que dê ilusão de movimento.

Por Rodrigo Ratier
Atualizado em 22 fev 2024, 11h21 - Publicado em 18 abr 2011, 18h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • filme de massinha
     (/)

    É um trampo e tanto! Para fazer esse tipo de animação, é preciso tirar fotos de cada ação dos personagens e depois uni-las numa seqüência que dê ilusão de movimento. “Num bom dia de trabalho, dá para filmar no máximo cinco segundos de animação”, afirma Rafael Terpins, diretor de Batalha – A Guerra do Vinil, uma animação brasileira em massinha que passa às sextas-feiras no Cartoon Network.

    Publicidade

    Chamada de stop-motion (algo como “movimento parado”), essa técnica de filmar bonecos quadro a quadro é quase tão velha quanto o cinema: ela foi utilizada pela primeira vez no clássico The Humpty Dumpty Circus, um filminho de 1898 em que brinquedos de madeira articulados ganham vida. Hoje, a animação em massinha tem ares de superprodução. “Os produtores de A Fuga das Galinhas e da série Wallace & Gromit usam uma receita secreta de massinha nos bonecos. Já os bonecos de A Noiva Cadáver têm cabeças moldadas com silicone sobre engrenagens de relógio, que simulam músculos faciais”, diz Rafael.

    Publicidade

    Os caras de Batalha… também tiveram de suar: eles fizeram 28 bonecos e três cenários, num trabalho que levou três anos para ficar pronto. As filmagens começam neste mês e devem estar prontas em dezembro. “Para filmar 12 minutos, a gente deve tirar 8 640 fotos. É mesmo uma batalha!”, afirma Rafael.

    Muito massa!

    Animação brasileira usa 8 mil fotos para dar vida a bonecos

    Publicidade

    1. Uma animação em massinha nasce num trabalho conjunto. Um roteirista imagina a história e um desenhista rabisca os bonecos em duas versões: um desenho preto-e-branco, que serve de molde para o esqueleto, e um colorido, que é a base para a modelagem

    Continua após a publicidade

    2. Com o desenho preto-e-branco nas mãos, os artistas começam a criar o “esqueleto” dos personagens. Os “ossos” de arame de cobre são presos uns aos outros por meio de “juntas”, feitas com parafusos, porcas e esferas de inox, para dar mobilidade à estrutura

    Publicidade

    3. Esse esqueleto é jogado dentro de um molde de gesso que dá forma ao boneco de “massinha” – que é, na verdade, uma mistura de silicone com um pigmento que dá o tom da pele do personagem. Com a ação de um produto químico, a mistura endurece e cria o corpo do boneco

    4. O boneco ganha roupas de pano e um toque de emoção: os produtores moldam vários tipos de olhos e sobrancelhas de acordo com uma tabela de expressões para transmitir alegria, tristeza etc. No caso das bocas, as expressões simulam ainda os principais sons da fala

    Publicidade

    5. Enquanto a equipe de modelagem de bonecos dá esse trampo todo, uma outra galera cria os cenários. No caso de Batalha – A Guerra do Vinil, o ambiente principal é uma favela de 3,70 por 2 metros, feita de madeira, papelão, gesso e resina a partir de uma planta em 3D projetada em computador

    6. Lembra daquele cara que imaginou a história lá na legenda 1? Pois ele não ficou parado: ele criou os diálogos para a dublagem dos personagens e, em seguida, ajudou a montar o animatic, um desenho animado tradicional, em 2D, que serve como um rascunho do filme em massinha

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    7. Com o animatic em mãos, é hora de gravar! O desenho-rascunho já tem a dublagem dos personagens, os tempos e os ângulos da câmera em cada cena – ou seja, todo o material de referência para fotografar os bonecos e dar origem ao filme com massinha

    8. Gravando! Com uma câmera digital, os cineastas tiram fotos dos bonecos. Na técnica stop-motion usada em Batalha…, são feitas 24 fotos para cada segundo de filme, o mesmo que no cinema. Cada foto é salva num arquivo digital e, depois, impressa numa película, dando origem a um rolo de filme

    9. No rolo de filme, a seqüência dá a sensação de movimento. A parte visual da animação tá pronta. Por fim, num laboratório, a imagem é fundida no rolo de filme ao som das trilhas sonoras e da dublagem. Agora, é só rodar o desenho!

    LEIA MAIS

    – Qual é a história dos Simpsons?

    Continua após a publicidade

    – Como é feito um desenho animado?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.