Como é feita a gravação das mensagens telefônicas que dão o saldo bancário?
Primeiro, todas as frases, datas e valores em reais (do milhão aos centavos) são gravados em um estúdio de voz. Em seguida, essas mensagens de áudio são armazenadas em um computador chamado URA – Unidade de Resposta Audível, uma máquina específica para “falar” com os clientes do banco via telefone. Interligada ao servidor de dados […]
Primeiro, todas as frases, datas e valores em reais (do milhão aos centavos) são gravados em um estúdio de voz. Em seguida, essas mensagens de áudio são armazenadas em um computador chamado URA – Unidade de Resposta Audível, uma máquina específica para “falar” com os clientes do banco via telefone. Interligada ao servidor de dados do banco, a URA faz a “tradução” dos dados eletrônicos passados pelo servidor do banco com os dados da conta para o correntista ao telefone. Ao ser comprada, a URA já vem com algumas frases básicas na sua biblioteca sonora, mas o “toque pessoal” de cada instituição (o nome do banco, a frase de boas-vindas e o tchau, por exemplo) costuma ser adicionado com base em um texto feito pelo departamento de marketing do banco. Em alguns casos, o banco pode ainda pedir para que o fabricante mude a forma de narração do saldo – um saldo de 25 reais, por exemplo, pode ser lido separando-se as dezenas das unidades (“vinte”… “e” … “cinco”… “reais”) ou de uma vez só (“vinte e cinco”… “reais”). O mais comum é separar milhão, centena de milhar, dezena de milhar, milhar, centena, dezena, unidade e centavos, deixando que um software no computador monte a combinação que será “lida” para o cliente no serviço de teleatendimento bancário.
Computador especial dá voz ao saldo informado
1. Quando um cliente de banco liga em busca do seu saldo bancário, ele é atendido por uma central telefônica que repassa a ligação para um computador chamado URA – Unidade de Resposta Audível, que possui um software de áudio para se comunicar
2. A URA pede que o cliente digite no telefone a opção desejada. Se ele escolher o número do saldo bancário, o computador pede que tecle o número da agência, conta e senha. Se tudo estiver correto, o atendimento prossegue
3. Com a consulta liberada, a URA entra em contato com um outro computador, que tem os dados da conta do cliente. Esse computador devolve para a URA a informação em formato digital – ou seja, na forma de impulsos eletrônicos
4. Agora a função da URA é “traduzir” o sinal digital enviado pelo computador do banco em voz. Quem faz isso é um software interno, que correlaciona cada número com a respectiva gravação em voz a ser lida para o cliente
5. Se depois de ouvir o saldo o cliente ainda quiser falar com algum atendente, ele digita um número específico e a ligação é transferida. Os computadores dos operadores humanos estão interligados com a URA e mostram todas as operações que o cliente realizou na ligação