Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Como é feita a classificação de livros nas bibliotecas?

– Qual foi a biblioteca mais importante que existiu? – Qual o livro mais caro do mundo? Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD, para os íntimos – comum na maioria das bibliotecas em 135 países. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 6 mar 2024, 09h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

– Qual foi a biblioteca mais importante que existiu?

– Qual o livro mais caro do mundo?

Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD, para os íntimos – comum na maioria das bibliotecas em 135 países. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma. Depois, define números para as subclasses, sub-subclasses e assim por diante. Para entender o significado dessas seqüências, é preciso recorrer à enorme lista de convenções mantida e freqüentemente renovada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Por exemplo, se precisamos de um livro sobre religião, teremos de buscá-lo na classe 200, que é a das obras sobre religião. Se queremos uma Bíblia, encontraremos todas que houver no acervo, catalogadas na subclasse 220. Religiões não-cristãs e comparativas aparecem no 290, depois da Bíblia.

“Os livros são dispostos na estante obedecendo a essa ordem numérica crescente”, diz a biblioteconomista Silvia Braga, da Universidade Bandeirante, em São Bernardo do Campo. Na segunda linha do código vêm as informações sobre o autor e o título da obra. Na terceira é possível saber se o livro está dividido em mais de um volume; e, na quarta linha, se há mais de um mesmo exemplar na biblioteca. Foi o americano Melvil Dewey (1851-1931) quem inventou esse sistema. Ele achava um absurdo os livros serem numerados de acordo com seu lugar na estante e não de acordo com o seu conteúdo. Isso exigia atualizações freqüentes, pois os acervos são dinâmicos, e fazia com que as bibliotecas tivessem formas diferentes de catalogar seus volumes.

Continua após a publicidade

Linguagem paralela
Decifrando o código dos livros

1. assunto

A centena 500 significa que o livro é da classe de ciências puras e a dezena 30 que o assunto é física

Continua após a publicidade

2. autor e obra

“W” é a primeira letra do sobrenome do autor e 378 é o número que o identifica. O “f” é a primeira letra do título da obra

3. disponibilidade

É o primeiro volume – o que pressupõe a existência de outros no acervo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.