Oferta Relâmpago: Super por apenas 5,99

Como é a religião satanista?

Diferentemente do que se imagina, essa crença não estimula a adoração a Satã. O foco é no indivíduo: ele é "seu próprio deus" e "seu próprio demônio"

Por Diogo Antônio Rodriguez
4 jan 2017, 17h52 • Atualizado em 26 abr 2023, 15h33
  • SUGESTÃO PC Siqueira

    ORIGEM PAGÃ

    Assim como outras religiões, há várias vertentes com diferentes versões do satanismo. A mais tradicional é a Igreja de Satã, criada em 30 de abril de 1966, por Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica. A data marca o início do equinócio (momento do ano em que dia e noite têm a mesma duração) da primavera.

    SEM MAGIA NEGRA

    Anton LaVey (1930-1997) foi músico, fotógrafo forense e estudioso do ocultismo. De sua avó do Leste Europeu, herdou o interesse por magia negra e superstições. Mas esse aspecto quase não existe na Igreja de Satã – ele diz que a fundou por iniciativa própria, sem invocar nenhum espírito ou demônio.

    100% ATEU

    Satanistas não acreditam em Deus. Mas também não creem no Diabo, como seria de se imaginar. Ele é considerado uma invenção do cristianismo. O foco da crença é no indivíduo: cada um é “seu próprio deus” e “seu próprio demônio”. A melhor coisa a se fazer é aproveitar a vida ao máximo, sem a típica culpa comum em muitas outras religiões.

    SEM CHORO NEM VELA

    Apesar de ser uma igreja, não há rituais – nada de casamento, missa ou batismo. Aliás, satanistas não acreditam em batismos de crianças porque elas ainda não possuem livre arbítrio para escolher a religião que querem seguir. Para se converter à Igreja, basta ler os livros básicos, como a Bíblia Satânica, e concordar com as regras. O sigilo de Baphomet (o pentagrama de ponta-cabeça, que aparece na ilustra acima) não tem valor ritualístico, mas está presente na sede da Igreja de Satã.

    + O que diz a Bíblia Satânica?

    + Qual é o país com mais ateus no mundo?

    Continua após a publicidade

    VOCÊ QUER? VOCÊ PODE

    O satanismo não estimula a “maldade”. Mas coloca a liberdade pessoal e a busca pelo prazer acima de tudo. O praticante deve tratar os outros como eles o tratam: gentileza gera gentileza, mas se rolar maldade ele pode revidar na mesma moeda. Além disso, a Bíblia Satânica incentiva a busca pela sabedoria: o indivíduo deve estudar sempre, ampliar os horizontes, conhecer ideias diferentes, para não ficar preso em ilusões.

    MANUAL DE INSTRUÇÕES

    A Bíblia Satânica não é considerada sagrada, como a Bíblia é para os cristãos e a Torá para os judeus. É só um texto com as orientações e os mandamentos dessa filosofia de vida. Ela está dividida em Livro de Satã, Livro de Lúcifer, Livro de Belial e Livro de Leviatã. Cada um aborda um assunto, como amor, ódio, sexo, crenças e regras de vida.

    SATANIVER

    Não há feriados oficiais. Já que o foco da fé é no indivíduo, a data mais importante é o aniversário do praticante. Ele também pode adotar festas de outras religiões (como o Natal), se assim quiser. Outras datas especiais são ligadas à natureza: muitos satanistas celebram os equinócios, os solstícios (momento do ano com o período diurno mais longo) e o Halloween (cuja origem está ligada à época das colheitas).

    + Qual a aparência do Diabo, segundo o cristianismo?

    + Por que o número 666 é associado ao demônio?

    Continua após a publicidade

    Os nove mandamentos

    1. Satã é indulgência, e não abstinência

    2. Satã representa a existência vital e não idealizações espirituais

    3. Satã representa a sabedoria pura e não o autoengano hipócrita

    4. Satã representa a bondade com quem merece e não com os ingratos

    5. Satã representa vingança em vez de oferecer a outra face

    Continua após a publicidade

    6. Satã representa responsabilidade para os responsáveis em vez da preocupação com os vampiros psíquicos

    7. Satã representa o homem como apenas um animal (às vezes melhor, às vezes pior que aqueles que andam nas quatro patas), que, por causa de seu “desenvolvimento espiritual e intelectual”, se tornou o mais perverso de todos

    8. Satã representa todos os chamados pecados, já que todos eles levam a recompensas mentais, emocionais ou físicas

    9. Satã tem sido o melhor amigo que a Igreja [cristã] já teve, porque a manteve funcionando todos estes anos

    Os nove pecados

    1. Estupidez

    Continua após a publicidade

    2. Pretensiosidade

    3. Solipsismo (a crença de que não existe nada além da experiência individual)

    4. Autoengano

    5. Conformidade extrema

    6. Falta de perspectiva

    Continua após a publicidade

    7. Esquecer as manipulações do passado

    8. Orgulho contraprodutivo

    9. Falta de estética

    CONSULTORIA Cidadão Jared McGhee, agente da Igreja de Satã

    FONTES Site Church of Satan; livros The Secret Life of a Satanist: The Authorized Biography of Anton Szandor LaVey, de Blanche Barton, e Children of Lucifer: The Origins of Modern Religious Satanism, de Ruben van Lui

     

    Publicidade