Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Calígula, o imperador que chocou Roma com suas loucuras

O imperador Caio Júlio César Augusto Germânico foi um tirano louco que governou Roma na base do sangue

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h15 - Publicado em 15 mar 2017, 17h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Mateus Santolouco/Mundo Estranho)
    retrato_caligula
    (Mateus Santolouco/Mundo Estranho)

     

    1) Bisneto de Augusto, primeiro imperador romano, Caio Julio Cesar Augusto Germânico (12-41) já tinha futuro certo na política. Passou a infância em campanha militar na Germânia ao lado do pai, o famoso general Júlio César Germânico, e recebeu dos legionários o apelido de Calígula (diminutivo de bota militar, em latim).

    2) Ambicioso e inescrupuloso, ele não mediu esforços para alcançar seus objetivos. Em 37, Calígula e Macro, um importante magistrado pretoriano, sufocaram o imperador Tibério com um travesseiro. Calígula ascendeu ao poder e uma de suas primeiras ordens foi a execução de Macro e também de Gemelo, neto de Tibério, que teria direito à sucessão imperial.

    Continua após a publicidade

    3) Por ser filho de Germânico, o novo imperador de 25 anos, inicialmente, foi muito bem recebido pelo povo. Vaidoso e empolgado para ampliar sua fama, instituiu ordens controversas, como a abolição de taxas de comércio importantes para Roma e uma série de jogos e espetáculos caros nos anfiteatros locais.

     

     

    4) Após sete meses de reinado, Calígula adoeceu e ficou mais megalomaníaco. Queria ser tratado como um deus e construiu seu palácio anexado ao templo de Castor e Pólux – o que foi considerado um sacrilégio para os romanos. Ameaçou nomear seu cavalo como cônsul e humilhou o senado com julgamentos de traição arranjados.

    5) Além de manter uma relação incestuosa com as três irmãs, nomeou-as para cargos e uma série de honrarias públicas sem precedentes. Em 38, porém, uma delas, Drusila, morreu. No ano seguinte, Calígula exilou as outras duas, Agripina e Livilla, acusando-as de conspiração.

    Continua após a publicidade

    6) Para se provar digno do legado de seu pai, Calígula saiu em campanha militar na Britânia e na Germânia. Ambas não levaram a nenhuma conquista marcante. A caminho da Britânia, não chegou nem a cruzar o canal da Mancha e ordenou que seus legionários ficassem recolhendo conchinhas da praia.

     

     

    7) Em 40, tentando copiar as glórias militares de antecessores como Augusto e Tibério, Calígula contratou germânicos livres para atuarem como escravos capturados no retorno de suas legiões a Roma. Desfilou as tropas em plena Via Triumphalis, em Roma, como se fosse um vencedor.

     

    QUE FIM LEVOU?

    Em 41, ele e sua família foram assassinados pela guarda pretoriana, sob ordens do Senado, que estava descontente com os desmandos do imperador.

     

    FONTES Site BBC e livros Caligula: A Biography, de Aloys Winterling, Ancient: From Earliest Times Down to 476 a.D., de Robert Franklin Pennell, e History: The Definitive Visual Guide, de Adam Hart-Davis

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.