Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Alguma pessoa com deficiência já foi medalhista nos Jogos Olímpicos comuns?

Várias. Até a introdução dos Jogos Paraolímpicos, em 1960, era comum que atletas com deficiência – amputações, principalmente – disputassem de igual para igual.  

Por Fernando Badô
Atualizado em 22 fev 2024, 11h14 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Time de ginástica Concordia Turnverein treinando em 1908. George Eyser, com uma prótese de madeira no lugar da perna, está no centro da figura.
    Time de ginástica Concordia Turnverein treinando em 1908. George Eyser, com uma prótese de madeira no lugar da perna, está no centro da figura. (Autor desconhecido/Wikimedia Commons)

    Já. E mais de um. No fim do século 19, o americano George Eyser perdeu a perna esquerda num acidente de trem. Mas continuou fazendo o que sabia melhor, ginástica. E como sabia: ganhou três ouros em Saint Louis, em 1904, competindo com uma perna de pau: em barras paralelas, subida na corda e (ninguém sabe se com ou sem a complacência dos juízes) no salto sobre o cavalo.

    Outro caso foi o do arremessador americano de beisebol Jim Abbott, que nasceu sem a mão direita. Além de vencer o preconceito e os times adversários na Olimpíada de Seul, em 1988, acabou no time dos Yankees, de Nova York. Outros não ganharam, mas tiveram desempenhos surpreendentes. A americana Marla Runyan, por exemplo, tinha cegueira parcial e ficou em oitavo nos 1.500 metros em Sydney-2000. À sua frente, as concorrentes surgiam como borrões de luz. Borrões que Marla fazia comer poeira.

    Conheça alguns outros nomes.

    Károly Takács

    Muitos achavam que a carreira do atirador húngaro Károly Takács tivesse chegado ao fim em 1938, quando uma granada explodiu em sua mão direita durante exercícios militares. Ele não. Destro, treinou para usar a mão esquerda. E foi ouro na pistola em Londres-48 e Helsinque-52.

    Olivér Halassy

    Desavisados que assistiam ao time de pólo aquático da Hungria, ouro em Los Angeles-32 e Berlim-36, reparavam apenas na quantidade colossal de gols que ele fazia. Só quando a partida acabava o público percebia que sua perna direita era amputada abaixo do joelho.

    Continua após a publicidade

    Murray Halberg

    Durante uma partida de rúgbi, em 1950, o neozelandês perdeu os movimentos do braço esquerdo. Impedido de jogar seu esporte preferido, passou a correr. Em Roma-60, ganhou o ouro nos 5 mil metros. E passou a se dedicar à causa das crianças com deficiência. Em 87, ganhou o título de “Sir” do governo britânico.

    Harold Connolly

    Conolly era um jogador de futebol americano que treinava arremesso de martelo para fortalecer o braço. Após sofrer várias fraturas nos campos, ficou com o braço esquerdo 10 cm menor. Desistiu do futebol. Mas não do martelo. E acabou com o ouro em Melbourne-56.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.