Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o trânsito melhora quando se diminui o limite de velocidade das avenidas?

Não faz sentido, né? Mas tem uma explicação do mundo da física. Entenda a lógica com dois punhados de arroz.

Por Karin Hueck
Atualizado em 4 nov 2016, 18h50 - Publicado em 3 set 2015, 20h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • istock
    istock (/)

     

    Quando a prefeitura de São Paulo resolveu baixar o limite de velocidade das Marginais de 90 km/h para 70 km/h (nas vias expressas) e de 70 km/h para 50km/h (nas vias locais), muita gente chiou.

    Tweet_3_Reducao_Marginal

    Tweet_1_Reducao_Marginal

    Tweet_1_Reducao_Marginal

    Mas logo os resultados da CET mostraram o improvável: o trânsito nas avenidas melhorou (e o número de vítimas fatais – outro argumento apresentado a favor da redução – caiu).

    Continua após a publicidade

     

    screen_noticia_G1

    Resta a dúvida: como que carros mais lentos que zebras podem ter diminuído os índices de trânsito?

    Para explicar, o ex-secretário dos transportes de Washington, Doug McDonald, resolveu fazer uma metáfora simples: usar grãos de arroz passando por um funil. Olha o que acontece quando não há limites para a velocidade, e todos os grãos de arroz correm para atravessar o funil.

    Gif arroz funil transito

     

    Continua após a publicidade

    (Dica: o funil são as avenidas e o arroz, os motoristas.)

    Agora, se a velocidade de passagem pelo funil é limitada (e mais lenta), todo o arroz consegue passar facilmente pelo espaço apertado. Todos os grãos chegam felizinhos (e antes) ao chão do que os que saíram correndo.

    gif transito arroz funil

    Essa lógica se aplica em avenidas que operam em capacidade máxima de carros – como é o caso das Marginais em São Paulo. Quando o fluxo de veículos é muito alto, não adianta todo mundo sair correndo. Boa parte disso tem a ver com a distância que os carros mantêm entre si em movimento. Quando a velocidade é alta, o veículo de trás precisa manter muito mais distância do veículo da frente do que quando a velocidade é mais baixa – o que diminui a capacidade da avenida. De acordo com um estudo do Departamento de Planejamento de Cidades de Helsinki, passam muito mais carros por hora quando a velocidade está a 35 km/h do que a 60 km/h, por exemplo. 

    Ou seja, no trânsito é melhor seguir devagar e sempre do que rápido e de vez em quando.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.