Você sabe o que é transporte multimodal? Com as cidades cada vez mais abarrotadas de carros e o próprio ecossistema do planeta já disparando o sinal vermelho para emissões de poluentes, as pessoas e empresas têm buscado formas de continuar se deslocando na velocidade que precisam, agredindo menos o meio ambiente. Usar o transporte multimodal significa escolher entre carro, trem, metrô, bike ou algum outro de acordo com o que for mais adequado para você. A montadora americana Ford está investindo na transformação de seus veículos em estações de transporte multimodal.
Como?
O conceito por trás das bikes do projeto “MoDe” tem em comum a capacidade de ser portátil e integrada ao app MoDe:link. Com o software de smartphone, todo o planejamento de rota é feito de forma multimodal. Assim é possível conferir melhores rotas, a situação do trânsito, além de monitorar informações sobre as suas condições físicas e do percurso realizado. Por enquanto, já foram apresentadas três propostas de bikes portáteis e elétricas pela Ford: MoDe:Flex, MoDe:Me e MoDe:Pro.
O lado ruim é que todas ainda estão em fase de protótipo. Ainda não há muitas informações sobre nenhuma, além do básico: bateria com cerca de 200 watts e 9Ah, atingindo velocidade aproximada de 25 km/h. Além de implementos tecnológicos como o guidom com vibração integrada à navegação, indicando quando virar em determinada rua e, inclusive, acionando as luzes de sinalização.