Como ir para a Copa do Mundo do Catar
2022 é logo ali: veja quanto poupar até lá para ver o hexa de pertinho e saiba o que pode e o que não pode fazer em Doha e arredores
1. Economize
Poupando R$ 13 por dia, de agosto de 2018 até um mês antes da Copa (que começa em novembro de 2022), você chega lá tranquilo. Passando um mês e assistindo a um jogo você vai gastar perto de R$ 20 mil – tirando passeios.
2. Faça as malas
Em praias públicas e próximas às cidades, traje de banho é vetado – biquíni ou sunga, só se você se hospedar num resort internacional. Também é proibido usar shorts acima do joelho e roupas curtas, decotadas, com os ombros ou a barriga de fora.
3. E o visto
Caminho livre para o hexa: ao desembarcar no Catar, brasileiros recebem uma concessão, válida por 30 dias e sem custos, para visitar o país. Basta apresentar um passaporte válido com data de expiração mínima de seis meses e uma passagem de saída ou retorno confirmada.
4. Comporte-se
Por lei, é proibido fazer gestos obscenos (tipo mostrar o dedo do meio) – dá até cadeia – e beijar na boca em público. Na rua, carícias também não são recomendáveis – se alguém se incomodar com abraços e afagos pode até chamar a polícia. Fotografar mulheres locais sem autorização, nem pensar. Muito menos cumprimentá-las com as mãos – só acenando mesmo.
Fontes: Diana Marques, supervisora da CVC Brasil, Decolar.com e Fifa.com