Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Romanos

Donos de um exército formidável, que conquistou a Terra Santa e esmagou os judeus entre os séculos 1 a.C. e 1 d.C

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h16 - Publicado em 16 fev 2013, 22h00

Fundada em 753 a.C., Roma primeiro foi um reino. Virou república quase 250 anos depois, em 509 a.C. E passou os 500 anos seguintes se expandindo. Quando finalmente se tornou um império, em 27 a.C., controlava a maior parte da Europa, o norte da África e o Oriente Médio.

As batalhas entre judeus e romanos registradas no Velho Testamento aconteceram justamente nesse momento de transição do regime republicano para o imperial. Roma era uma potência vários sentidos – político, econômico, cultural e militar. Suas fronteiras chegaram a abranger 6,5 milhões de quilômetros quadrados (algo entre 70 milhões e 100 milhões de habitantes). Como cada província conquistada e anexada passava a pagar tributos, os cofres do imperador viviam abarrotados.

“Se Roma controlou um território tão vasto, e por tanto tempo, foi graças a sua tremenda força militar”, afirma o historiador britânico Adrian Goldsworthy, autor do livro The Complete Roman Army (“O Exército Romano Completo”, sem tradução para o português). “As legiões romanas, surgidas no século 4 a.C., foram capazes de incorporar as técnicas dos exércitos que elas enfrentaram. No fim do século 1 d.C., estavam na plenitude, no auge de seu poderio.”

Legião era o nome que se dava à unidade básica do exército romano, formada por até 6 mil soldados. Mas a força do império não se resumia a ela. Havia também a cavalaria e a infantaria; a guarda pretoriana, responsável pela segurança do imperador e dos territórios da península italiana; os auxilia, tão numerosos quanto os legionários, mas que funcionavam como apoio à tropas; e a Marinha, que mantinha a ordem no Mediterrâneo, no mar Negro, no Atlântico Norte e nos grandes rios europeus, como o Reno e o Danúbio. Em outras palavras: as Forças Armadas de Roma eram, naquele tempo, mais ou menos que o exército dos EUA é hoje.

Continua após a publicidade

ATOS 28:17
Três dias depois, Paulo convocou os judeus mais notáveis. Estando reunidos, disse-lhes: irmãos, sem cometer nada contra o povo nem contra os costumes de nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos romanos.

ARMADURA
Era uma malha de ferro trançado, que protegia o corpo do legionário – em especial o tórax – de golpes cortantes. A infantaria rápida, que fazia o trabalho de apoio, usava uma versão mais leve.

CAPACETE
O formato do cassis, como era chamado, variou bastante ao longo dos séculos. Este, de 32-31 a.C., era de bronze, protegia também o pescoço e tinha abas móveis para proteção das orelhas e da face.

LANÇA
O pilum era enorme, com 2 metros de comprimento. Tinha duas partes: uma de ferro, mais fina e pontiaguda, e outra de madeira, na qual a primeira era encaixada. O conjunto podia pesar até 5 quilos (as lanças do império eram mais pesadas que as do período republicano).

Continua após a publicidade

ESPADA
A spatha tinha lâmina de aço com até 1 metro de comprimento. Como os inimigos frequentemente estavam protegidos por armaduras, ela era usada mais para dar estocadas do que para cortar.

PUNHAL
Chamado pugium, era uma faca – com lâmina de aço cortante dos dois lados. Usada principalmente no combate corpo a corpo, servia tanto para cortar a garganta de um inimigo quanto para limpar o peixe do almoço ou do jantar.

ESCUDO
O scutum era oval, com pelo menos 2 metros de diâmetro. Era composto de 3 lâminas de madeira sobrepostas, com reforços de ferro no centro e de bronze nas bordas, além do acabamento com feltro (lã) e couro na parte interna.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.