Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido?

Sem o conflito, nossa realidade viraria de cabeça para baixo

Por Eduardo Szklarz
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 25 jun 2009, 22h00

Isso poderia mudar a sua vida mais do que parece. Vamos nos concentrar só no que poderia acontecer com o nosso país. Para começar, o Brasil e a Argentina poderiam ter se unido em torno de uma paixão em comum: o fascismo. O coronel argentino Juan Domingo Perón estenderia o tapete vermelho aos nazistas logo após tomar o poder, em 1943. Já o presidente Getúlio Vargas se aproximaria da Alemanha, embora sem aceitar sua tutela. No caso do Brasil seria namoro, não casamento. Bom, pelo menos no início. Mas, tão logo o nazismo fincasse o pé em Buenos Aires, a Alemanha tentaria laçar o Brasil por meio de acordos econômicos, cooperação militar, programas culturais e agentes infiltrados em sindicatos. A operação começaria pelos 3 estados da Região Sul, por sua grande comunidade germânica. Se desse certo, ela abriria a porta para uma grande federação fascista composta de Brasil e Argentina, além de Uruguai e Paraguai.

Absurdo? Nem tanto: os nazistas operaram no Brasil e na Argentina nos anos 30. Financiaram escolas, mandaram espiões disfarçados de executivos e criaram células de seu partido por essas bandas, como afirma o ex-embaixador brasileiro Sérgio Correa da Costa no livro Crônica de uma Guerra Secreta: “Os nazistas sonhavam transformar esse continente de mestiços em um protetorado alemão”. E olha que não seria um sonho difícil se contassem com políticos como Francisco Campos, ministro da Justiça de Vargas. Mentor do Estado Novo, Campos queria criar aqui a Organização Nacional da Juventude, inspirada nas milícias de Mussolini.

Milhares de judeus, ciganos e outras minorias seriam mortos pelo nazismo, mas não na escala industrial do Holocausto. Sem ele, não teríamos tanta consciência sobre os direitos humanos. Ideias como racismo e totalitarismo não teriam sido tão desacreditadas. E a democracia seria bem menor: não estaria em 123 dos 203 países do mundo.

var SuperMundo_codApp = 480241;
https://supermundo.abril.com.br/infograficos/gadget/gadget.js

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.