Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Conheça Jerusalém

Um dos pedaços de chão mais disputados do mundo é pura arqueologia

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 31 jul 2008, 22h00

Texto Fred Linardi

ONDE FICA

Jerusalém, também chamada historicamente de Sião e Cidade de Davi, fica no Estado de Israel, que a considera sua capital – embora a Organização das Nações Unidas (ONU) jamais tenha reconhecido a cidade como tal. A Autoridade Nacional Palestina, que controla partes dos territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, também reivindica Jerusalém como capital para o seu futuro Estado independente.

Mais de 3 mil anos de história

Continua após a publicidade

1. TÚNEIS DO MURO

Ao longo de séculos, este labirinto de túneis, arcos e passagens subterrâneas permaneceu intocado. Várias descobertas foram feitas aqui – entre elas uma pedra que, acredita-se, tenha sido a maior já usada numa construção, com 12,5 metros de comprimento e pesando mais de 570 toneladas.

2. PASSAGEM SECRETA

Localizada abaixo de uma grande via, foi construída no século 12 para facilitar o trânsito entre a cidade alta e o monte do Templo. Em sua estrutura é possível notar elementos das Cruzadas e traços das culturas islâmica, romana e bizantina – tudo isso sob ruínas da época do Segundo Templo.

Continua após a publicidade

3. SALÃO DE HERODES

Suas paredes de pedras são decoradas no estilo típico das construções de Herodes, rei da Judéia entre 37 e 4 a.C., período em que a cidade esteve sob controle romano. O salão foi construído na mesma época do Segundo Templo e não se sabe qual era sua função – provavelmente um prédio público.

4. MURO DAS LAMENTAÇÕES

É parte da construção original do Segundo Templo, que os judeus construíram ao regressar do cativeiro na Babilônia, em 539 a.C. – exatamente no mesmo local onde existiu o Templo de Salomão. Trata-se do lugar mais sagrado do judaísmo. O resto do templo foi posto abaixo pelos romanos no ano 70 .

Continua após a publicidade

5. A CÉU ABERTO

Escavações conduzidas pelo arqueólogo israelense Benjamin Mazar a partir de 1968 nesta área revelaram portões arqueados que davam acesso ao Segundo Templo, várias miklevs (espécie de banheiras para purificação) e uma rua com 10 metros de largura, que estava sob escombros desde o ano 70.

Cidade sagrada

Uma das mais antigas do mundo, fundada pelo rei Davi em 1004 a.C.
Continua após a publicidade

O QUE É

Além de palco permanente de conflitos entre judeus e muçulmanos, Jerusalém é uma cidade sagrada para as 3 grandes religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo.

O QUE SE SABE

A arqueologia encontrou sinais claros de que a cidade foi conquistada pelo menos 25 vezes ao longo de seus 3 mil anos de história. Em 17 ocasiões, acabou completamente destruída.

Continua após a publicidade

O QUE NÃO SE SABE

Embora a existência de Jesus Cristo não seja questionada pelos arqueólogos, eles jamais encontraram evidências físicas de sua crucificação – que teria ocorrido nas proximidades da cidade.

Publicidade