Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cadernos roubados de Darwin voltam à biblioteca de Cambridge

O material com anotações do naturalista sobre a teoria da evolução estava desaparecido há 21 anos – e reapareceu misteriosamente. Entenda.

Por Luisa Costa
Atualizado em 12 abr 2022, 10h19 - Publicado em 5 abr 2022, 18h00

Uma misteriosa sacola cor de rosa foi deixada no chão da biblioteca da Universidade de Cambridge, Inglaterra. O saco não iria para a seção de achados e perdidos: era um presente para Jessica Gardner, a diretora do local. “Feliz Páscoa”. Para a surpresa de todos, o que a sacola guardava eram dois valiosos cadernos de Charles Darwin, desaparecidos há duas décadas.

“Meu sentimento de alívio pelo retorno seguro dos cadernos é quase impossível de expressar adequadamente”, disse Gardner em comunicado. Quando o roubo foi constatado, em 2020, a universidade publicou um apelo em seu site para devolução dos manuscritos do naturalista inglês, e a polícia local começou uma investigação junto à Interpol.

São dois pequenos blocos de notas que contêm, cada um, um pedaço de papel colado à capa de couro com uma letra manuscrita para identificação (B e C). Avaliados em milhões de libras, são inestimáveis para a história da ciência. Foi nestes cadernos – e nos blocos D, E e F seguintes – que Darwin rabiscou ideias que o levariam à teoria da evolução pela seleção natural.

Cadernos roubados de Darwin.
Cadernos roubados reapareceram misteriosamente na biblioteca de Cambridge e estão bem preservados. (Cambridge University Library/Divulgação)

O caderno B, por exemplo, inclui o famoso esboço que o naturalista fez em 1837 da “árvore da vida”: um esquema ramificado da evolução das espécies a partir de um ancestral comum, desenhado abaixo da anotação “Eu acho”. (Você pode entender a importância desses textos nesta matéria da Super.)

Os blocos de notas foram retirados das salas fortes de coleções especiais da biblioteca em 2000, para digitalização. O trabalho foi concluído em novembro do mesmo ano, mas, em uma checagem de rotina feita em janeiro de 2001, os funcionários perceberam que o material não estava em seu devido lugar. 

Iniciou-se a maior busca da história da biblioteca, e os cadernos não estavam em canto nenhum. Acionou-se as autoridades, e o desaparecimento veio a público em 2020. Foram 21 anos sem notícias dos manuscritos e 15 meses de buscas policiais, até a sacola cor de rosa ser abandonada no chão por um anônimo, em 9 de março de 2022, em um local do prédio que não é coberto por câmeras de segurança.

Compartilhe essa matéria via:

Dentro da sacola de presente, estava a caixa que originalmente guardava os cadernos no acervo da biblioteca, além de um envelope de papel pardo com estes enrolados em filme plástico. No envelope, uma curta mensagem impressa: “Bibliotecária/ Feliz Páscoa/ X”. Você pode observar Jessica Gardner manuseando o material devolvido no vídeo abaixo, publicado pela Universidade de Cambridge.

Continua após a publicidade

Agora, os cadernos de Darwin estão salvos e bem preservados – não há sinais de manuseio ou danos significativos que tenham aparecido no material nestes anos de sumiço. Eles surgiram bem a tempo de aparecerem na exposição Darwin in Conversation, como um agradecimento da universidade pelo esforço global feito para encontrá-los.

A exposição organizada e sediada pela biblioteca exibirá, a partir de julho, 15 mil cartas do naturalista – transcritas e investigadas há 40 anos pelo projeto Darwin Correspondence Project, também de Cambridge.

A investigação policial em torno do roubo dos cadernos continua, e, embora a área em que a sacola de presente foi deixada não tenha câmeras, as gravações de outros espaços do prédio já foram entregues às autoridades responsáveis. Segundo Gardner, a segurança da biblioteca foi reforçada desde o desaparecimento dos manuscritos, e “o edifício se transformou significativamente” para evitar outras histórias dramáticas como esta.

Compre o livro A Origem das Espécies

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.