Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

As melhores propagandas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 Maio 2012, 22h00 • Atualizado em 31 out 2016, 18h29
  • 1984
    Dezenas de pessoas vestidas com roupas iguais se sentam para ver e ouvir o Grande Irmão. Eis que uma garota aparece correndo e atira um martelo que arrebenta o telão. O comercial termina com: “Em 24 de janeiro, a Apple Computer vai lançar o Macintosh. E você vai ver por que 1984 não vai ser como 1984”. Foi o primeiro comercial de impacto lançado no intervalo de um SuperBowl.

    1985
    As campanhas publicitárias valorizando a liberdade inédita trazida pelo Macintosh atravessaram os anos 80. Na de 1985, o computador da Apple é apresentado como uma solução para as empresas, atoladas no meio de um pântano de PCs – até um crocodilo invade os corredores de um escritório. A pegada bem-humorada contra os usuários da concorrência era recorrente e ganharia sua versão mais famosa em 2006.

    1997
    Para marcar a volta à empresa, Jobs pediu à TBWA\Chiat\Day, a mesma de 1984, para criar uma campanha conceitual usando várias personalidades que Steve admirava, de Albert Einstein e Pablo Picasso a John Lennon e Frank Lloyd Wright. O texto dos anúncios terminava com os dizeres que logo ficaram famosos: Think Different (“Pense Diferente”).

    Siga

    1998
    O lançamento do iMac, com suas transparências e cores inovadoras, foi marcado por uma música bem psicodélica dos Rolling Stones chamada She’s a Rainbow. A campanha por escrito fazia uma brincadeira depois incorporada nas reportagens sobre o produto, mas que perde a graça em português: “iThink, therefore iMac” (“Penso, logo iMac”).

    2003
    Dois anos depois do lançamento do iPod, surgiria sua campanha mais conhecida (e muito imitada): ao som de bandas como Daft Punk e U2, silhuetas de pessoas dançam à vontade. Essa linguagem foi usada de novo, dois anos depois, para divulgar a versão Shuffle – só que com as setinhas características do aparelho.

    Continua após a publicidade

    2006
    O objetivo da campanha Get a Mac, que durou três anos, era cutucar a Microsoft. O ator Justin Long falava em nome dos Mac, enquanto o humorista John Hodgman, com um terno sem graça, anunciava: “Eu sou um PC”. Num dos vídeos, o PC fica resfriado e pede ao Mac que se afaste. O Mac responde que não corre risco porque não pega vírus. Em outro, o PC fica congelado no meio de uma frase. Quando toma um tapinha na cabeça, começa tudo de novo, como o Windows sendo reiniciado.

    Publicidade

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.