O Mickey já é domínio público. Veja quais personagens perdem os direitos em breve.
Mas só a versão de "O vapor Willie", em que o camundongo aparece conduzindo um barco. Confira o infográfico.
Nos Estados Unidos, os direitos autorais de obras de ficção lançadas até 1978 são protegidos por 95 anos após a primeira publicação. Em 1928, a Disney lançou o curta “O vapor Willie”, em que uma versão em preto e branco do Mickey aparece conduzindo um barco. A Minnie e outros personagens também aparecem no desenho:
Em 2023, o curta completou 95 anos. Desde janeiro de 2024, então, ele está em domínio público. Isso abre espaço para que outras empresas usem a imagem desses personagens sem pagar nada à Disney. Alguns exemplos são o jogo de tiro Mouse e o filme de terror Mickey´s Mouse Trap, que estão em desenvolvimento.
As produtoras só podem fazer obras com a versão em preto e branco do Mickey, com traços e estética que remetam a esse curta, especificamente. A versão colorida e mais atual do Mickey permanece protegida – mas só até 2037. Esse será o ano em que o Mickey na versão “O aprendiz de feiticeiro” perde os direitos autorais.
Abaixo, confira quais outros personagens famosos entram em domínio nas próximas décadas, segundo a legislação dos EUA.
Segundo a lei americana, obras criadas após 1978 seguem uma outra regra: elas perdem os direitos autorais 70 anos após a morte do autor. Não dá para prever quando Harry Potter será domínio público, por exemplo – pois a autora dos livros ainda está viva.
Este simpático robô promete ajudar no desenvolvimento de crianças autistas
Afinal, para que servem as COPs? Os resultados das conferências do clima até agora
Qual é a origem do esperanto?





