Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Nem Beyoncé, nem Drake: o artista mais vendido do ano foi Mozart

Morto há 225 anos, o compositor vendeu mais discos do que os artistas mais populares de 2016

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 dez 2016, 14h11 - Publicado em 14 dez 2016, 14h00

Já faz tempo que a indústria da música tem mudado. Afinal, com tantos serviços de streaming (e com acesso online a arquivos piratas), cada vez menos gente compra CDs. Nesse contexto, coisas interessantes acontecem – tipo Mozart ultrapassar Beyoncé e Drake em número de discos vendidos em 2016.

Não é que as pessoas de repente estejam começando a curtir música erudita e parando de querer requebrar ao som da última batida pop. É que este ano marca o 225° aniversário da morte de Mozart e, para comemorar, a Universal Music Group lançou uma coletânea chamada Mozart 225, com suas maiores obras – segundo a gravadora, a compilação é o “resultado de anos de planejamento, curadoria e estudo sobre a obra do compositor”.

LEIA: Qual hit da Beyoncé você é (de acordo com seu conhecimento)?

O box (que custa US$ 450) vendeu como água: segundo a revista Billboard, foram 1,25 milhão de CDs no primeiro mês após o lançamento. Para se ter uma ideia, o disco Views, de Drake, levou o dobro desse tempo para superar 1 milhão de cópias, assim como Lemonade, de Beyoncé, que só alcançou a marca 2 meses depois de seu lançamento.

Há um truque nessa conta. É que, em caso de coletânea, a Billboard contabiliza o número de vendas de cada disco – e como o box de Mozart tem 200 CDs, isso significa que pouco mais de 6 mil pessoas compraram a caixa, que deu US$ 3 milhões de lucro à gravadora.

Continua após a publicidade

LEIA: Ouvir música te deixa arrepiado? Você tem um cérebro especial

Mesmo assim, é um número impressionante e mostra que, ainda que a indústria da música esteja constantemente mudando e tentando se adaptar aos novos tempos, os fãs de música erudita estão entre os mais fiéis – e formam um nicho lucrativo. Por outro lado, a própria Billboard já mostrou que quem ouve ritmos mais modernos raramente compra discos inteiros: em geral, fãs de Beyoncé, Kanye West e Rihanna preferem investir em singles ou em playlists no Spotify.

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.