Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Manual: como começar o próprio podcast?

Da ideia à distribuição, passando pela edição, veja dicas para lapidar o seu programa – e fazer com que ele se destaque no mundo do áudio.

Por Rafael Battaglia
16 dez 2022, 10h23 •
  • 1 – Escolha bem o tema

    Ilustração de um notebook, um microfone e um fone de ouvido.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    A oferta de podcasts é absurda. Então vale identificar quais nichos renderiam mais. Ouça programas de vários formatos (narrativos, ficcionais, monólogos) e analise as listas de mais ouvidos. A partir daí, escolha um tema pelo qual seja apaixonado – desde que seja possível fugir do óbvio na abordagem.

    2 – Não desista por falta de estrutura

    Siga
    Ilustração de um celular com fones de ouvido.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    Você não precisa contar com todo o aparato de um estúdio: use o celular ou microfones com entrada USB (há opções razoáveis a partir de R$ 150). O importante é evitar que o som reverbere (e pareça que você gravou no banheiro). Para diminuir esse efeito, vale usar tapetes, cobrir-se com um lençol – ou, ainda, gravar dentro do guarda-roupa.

    3 – Corta e corta

    llustração de um notebook com trechos de voz.
    (Luísa Videira/Superinteressante)
    Continua após a publicidade

    Para editar, softwares gratuitos, como Audacity e Anchor, são boas opções para iniciantes. E você não tem de colocar o seu podcast nas (várias) plataformas de streaming, uma por vez. Há serviços de hospedagem que encurtam esse processo: você publica lá e ele se encarrega da distribuição. Um dos mais usados é o próprio Anchor (que desde 2019 pertence ao Spotify).

    4 – Grave um piloto…

    Ilustração de pessoas vendo a imagem do áudio de um podcast no telão.
    (Luísa Videira/Superinteressante)

    …e mostre para amigos e potenciais ouvintes. Mas não tem atalhos: construir audiência demora. Seja persistente. Participe de outros podcasts e divulgue o seu trabalho (e, claro: convide outras pessoas para o seu). Publique periodicamente para que o público saiba que é sério e adquira o hábito de acompanhar. Mas seja realista: manter um programa diário (ou até mesmo semanal) sozinho dá trabalho – e isso pode aumentar os riscos de você abandonar o projeto.

    Continua após a publicidade

    Saiba mais

    • Vai gravar entrevistas remotas? Evite softwares de videoconferência (Zoom, Meet, etc.): a qualidade do áudio deixa a desejar, e eles não gravam a voz de cada participante em faixas de áudio individuais (o que facilita a edição). Prefira plataformas voltadas para podcast, como o Zencastr e o Riverside.
    • Roteiros de podcast que não se atêm à linguagem falada soam monótonos e confusos. Opte por frases curtas, na ordem direta, e com expressões que você usaria numa conversa ao vivo. Leia o texto em voz alta antes de gravar e veja se soa natural.
    • Anúncios e crowdfunding são boas opções de financiamento – mas funcionam melhor para públicos consolidados. Para tirar o podcast do papel, existem programas de aceleração e editais de fomento, como o Google Podcast Program e o Sound Up Brasil (este prioriza criadores de conteúdo negros).

    Fontes: Bia Guimarães, jornalista e co-apresentadora do podcast 37 Graus. Carlos Merigo, sócio-fundador do B9 e apresentador do Braincast.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.