História,Star Trek
Todas as séries e os principais personagens de uma das maiores sagas de ficção científica da história
Reportagem Ota
As fases de produção
1966
Star trek – série Clássica (1966-1969)
Com Kirk e Spock, a série vai ao ar no dia 8 de setembro. Bem-sucedida nos primeiros anos, ela fracassa no terceiro e é cancelada.
1972
Reprises (até hoje)
Os 79 episódios já exibidos voltam à TV e têm grande audiência, fazendo o estúdio pensar em uma continuação. Mas, a essa altura, os cenários já estavam desmontados.
1973
Série animada (1973 e 1974)
Sem cenários ou disposição para investir, o estúdio produz um desenho animado com personagens dublados pelos atores originais, que emplacou duas temporadas.
1979
Filmes – do 1 ao 6 (1979, 1982, 1984, 1986, 1989, 1991)
Com orçamento milionário, Star Trek chega à tela grande. Os 6 primeiros filmes têm o elenco e o enredo da série clássica.
1987
Série Nova Geração – NG (até 1994)
De volta à TV, Enterprise tem nova tripulação. Os atores originais já estavam velhos e não queriam os salários “mixurucas” da TV, depois de passar por Hollywood.
1993
Série Deep Space Nine (1993-1999)
Para explorar outro lado de Star Trek, o estúdio lança mais uma série, exibida paralelamente à NG. Deep Space Nine, que durou 7 temporadas, se passa dentro de uma estação espacial.
1994
Filme 7: Gerações
Depois de 7 temporadas, a NG chega ao fim na TV e vai para o cinema. O 7º filme faz a transição entre os elencos. Os capitães Kirk e Picard se encontram numa dimensão onde o tempo não existe. Kirk morre.
1995
Série Voyager (1995-2001)
Criada pra suprir o vácuo deixado pelo cancelamento da Nova Geração, que foi transplantada para os filmes, a Voyager volta a explorar as viagens pelo espaço.
1996
Filmes 8, 9 e 10 (1996, 1998 , 2002)
Últimos filmes com o elenco da NG. É improvável que haja outro explorando esta fase, já que o capitão Picard hoje faz o papel de Professor Xavier, dos X-Men.
2001
Série Enterprise (2001- 2005)
A franquia volta à TV com nova proposta: fazer uma série que se passe num tempo anterior ao da primeira. Fracasso de audiência, é cancelada após a 4ª temporada.
Cada série muitas aventuras
1. Enterprise (Século 22)
A Enterprise é a primeira nave enviada pela Terra para explorar o Universo. Logo, encontra raças nada amistosas e acaba no meio de batalhas. Os xindi, por exemplo, estão construindo uma arma para destruir a Terra e a tripulação tem que impedir a catástrofe. Além disso, há uma conspiração de alienígenas do futuro para mudar o passado em proveito próprio.
Curiosidade: O teletransporte estava em fase experimental e só era usado para objetos.
2. Star Trek Clássica (Século 23)
“Visitar novos planetas, conhecer novas culturas, indo aonde nenhum homem jamais esteve.” Com esta missão, a Enterprise integra a Frota Estelar, braço da Federação dos Planetas Unidos, que é responsável pela paz e pelo desenvolvimento dos planetas.
Curiosidade: A série se passa no futuro, mas, como foi feita nos anos 60, mostra computadores bem atrasados. São máquinas enormes com luzes piscando e alavancas.
3. Nova Geração (Século 24)
A Enterprise chega a partes do Universo até então desconhecidas e encontra novas raças, como os ferengi, os cardassianos e os borgs. As tecnologias estão muito avançadas e a série se torna um marco da ficção científica.
Curiosidade: Refletindo as conquistas feministas da época, a missão da Enterprise muda de “ir aonde nenhum homem jamais esteve” para “aonde ninguém jamais esteve”.
4. Deep Space Nine (Século 24)
As ações se passam numa estação espacial nos confins do Universo, que torna-se um local estratégico por estar próxima a um Wormhole (literalmente, buraco de verme). A fenda dá acesso a um outro quadrante do Universo e, por isso, atrai diversas raças, que acabam entrando em conflito.
Curiosidade: Sempre dispostos a romper padrões, os autores escolhem um negro como capitão da série.
5. Voyager (final do Século 24)
A nave Voyager, que também faz parte da Frota Estelar, está perseguindo uma nave de rebeldes maquis (uma dissidência da Frota) e vai parar no Quadrante Delta, do outro lado da galáxia. O desafio da capitã (primeira mulher no comando) é encurtar o caminho de volta, que levaria 70 anos com a tecnologia que eles têm.
Curiosidade: É a série campeã de viagens no tempo, a ponto de atrair a atenção de autoridades do século 29.
Vizinhos extraterrestres
VULCANOS
Primeira raça com quem humanos fazem contato, em 2063. Vivem 200 anos e não têm emoções. “Vida longa e próspera” é a saudação deles.
CARDASSIANOS
Traiçoeiros e expansionistas, eles invadiram o planeta Bajor e escravizaram seus pacíficos habitantes por décadas.
ANDORIANOS
Pacíficos, também são fundadores da Federação, junto com humanos e vulcanos. Só aparecem na série clássica e na Enterprise.
BORGS
“Resistir é inútil” é o seu lema. Eles invadem planetas e assimilam a população, incorporando sua tecnologia. Por isso, são difíceis de derrotar.
FERENGI
Comerciantes gananciosos, só visam o lucro. Somente os ferengi machos podem usar roupas. As fêmeas têm que andar nuas.
KLINGONS
Na série clássica, eles são humanóides, mas, para o 1º filme, ganham crânio rugoso e fisionomia mais assustadora, causando polêmica entre os fãs.
ROMULANOS
Apesar do parentesco com os vulcanos, são os principais inimigos da Federação desde sempre. Porém só são vistos por humanos no século 23.