Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

O desenhista do Google

Conheça o animador Willie Real, que ganha a vida "rabiscando" versões do logo da empresa.

Por Carolina Vilaverde
Atualizado em 12 abr 2023, 14h30 - Publicado em 9 set 2012, 22h00

O ano era 1998. Larry Page e Sergey Brin haviam acabado de fundar o Google: um site de busca com nome esquisito, pouquíssimos usuários e nenhum funcionário. Os dois pretendiam ir ao Burning Man – um festival de contracultura realizado anualmente no deserto de Nevada – e não tinham ninguém para tomar conta do site. Para avisar que estariam fora, resolveram mudar temporariamente o logotipo do Google adicionando o bonequinho símbolo do Burning Man. Nascia o primeiro dos Google Doodles (“rabiscos”), versões comemorativas do logotipo do site. De lá para cá, entraram no ar mais de mil variações – o logo já virou um filminho em homenagem a Charles Chaplin e foi transformado em código morse para comemorar o aniversário do criador dessa linguagem, Samuel Morse.

Os logos são produzidos por uma equipe de 5 designers, que ficam nos EUA. O processo de criação começa com ideias, que podem vir dos próprios doodlers, de funcionários do Google espalhados pelo mundo e também de usuários do site (você pode mandar a sua sugestão para o endereço proposals@google.com). Depois, são 4 etapas: escolher as homenagens, pesquisar referências, esboçar os desenhos e dar os retoques finais. Tudo isso demora cerca de 3 semanas.

“O mais difícil é criar logos interativos. Fiz um doodle interativo de Ação de Graças ano passado e demorei um tempo nele”, conta o animador Willie Real, que antes de ir para o Google trabalhava no Blue Sky, estúdio criador de filmes como A Era do Gelo e Rio. Por isso, Willie prefere os desenhos estáticos, sem interatividade. Mas, cá entre nós, a gente gosta mesmo é de poder tocar guitarra ou jogar Pac Man enquanto finge que pesquisa algo no trabalho, não é?

Publicidade

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

Enquanto você lê isso, o [b] mundo muda [/b] — e quem tem [b] Superinteressante Digital [/b] sai na frente. Tenha [b] acesso imediato [/b] a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente. Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.