Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Você gastou mais por causa daquela música alegre tocando na loja

Se na próxima vez que você entrar numa loja te der vontade de dançar, cuidado.

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 ago 2017, 16h28 - Publicado em 29 ago 2017, 16h26

Pense bem na última vez que você fez compras em uma loja, digamos, de roupa. Lembre dos detalhes. A iluminação clara, o cheiro leve, a animada música de fundo que tocava e – claro, a conta que talvez te traga até um pouco de arrependimento. Pois bem, tudo indica que talvez você só tenha estourado limite do cartão justamente por causa da canção chiclete que tocava enquanto você olhava a prateleira. A culpa é toda da Lady Gaga.

É o que indica um estudo realizado em conjunto por universidades alemãs e norueguesas. Pesquisadores analisaram compras de mais de 43 mil clientes em 460 lojas de conglomerados europeus – todas com mais de 100 m² quadrados para conseguir identificar o impacto das músicas de fundo em grandes centros comerciais. Os resultados foram conclusivos: quando a loja estava lotada, se uma música animada tocasse nos alto-falantes do estabelecimento, os clientes compravam até 8% a mais.

Então isso quer dizer que é só colocar uma música que a clientela vai explodir? Não. A forma como a música influencia é diretamente ligada a quão lotado está o estabelecimento. Quando a loja está vazia a canção ao fundo não faz diferença, os resultados sempre ficavam dentro da margem de erro do estudo. Os quase 10% a mais só apareciam quando a loja estava no limite de sua capacidade – e se as músicas fossem agitadas (músicas lentas não traziam resultado algum).

E não tem nada de abstrato no conceito de “agitada”. Para saber quão animada era a canção, os pesquisadores usaram matemática. Era considerada “rápida” uma música com, pelo menos 107 batidas por minuto (BPM). Mama mia, do ABBA, tem 130 BPMs, para efeito de comparação. Músicas com 82 batidas ou menos eram consideradas lentas (Hello, da Adele tem 80). E qualquer coisa no meio nem tocava, para não gerar qualquer tipo de dúvida na classificação.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores acreditam que a música animada ajuda a aliviar aquela angústia que te dá quando você está em um ambiente lotado. Te faz relaxar e, consequentemente comprar mais. Então fica a dica: na próxima vez que passar numa loja que estiver cheia, e bater aquela vontade de gastar mais: coloque o fone de ouvido com aquela música calminha. Vai te poupar uma grana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.