Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Voar está cada vez mais perigoso

Os aviões levantam vôo cerca de 14 milhões de vezes por ano, no mundo todo. E a cada duas semanas, um deles cai. Essa taxa inclui todos os acidentes sérios com jatos. Ela foi calculada pelos técnicos em segurança da empresa americana Boeing, que constrói mais da metade das aeronaves em uso no mundo. Os […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 22 jul 2009, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Os aviões levantam vôo cerca de 14 milhões de vezes por ano, no mundo todo. E a cada duas semanas, um deles cai. Essa taxa inclui todos os acidentes sérios com jatos. Ela foi calculada pelos técnicos em segurança da empresa americana Boeing, que constrói mais da metade das aeronaves em uso no mundo. Os especialistas afirmam que, se nada for feito, no ano 2010 estará caindo um avião por semana.
    Segundo eles, de 1960 a 1984, aconteciam cerca de 13 acidentes aéreos por ano na aviação comercial. De dez anos para cá, a média subiu para 20 desastres anuais. As estatísticas da Boeing apontam, ainda, que as causas das quedas também mudaram. Até 1984, a maioria dos acidentes era causada por problemas técnicos: panes no motor ou desgaste da estrutura metálica. Hoje, o desgaste parece ser da tripulação: 60% dos desastres dos últimos dez anos foram causados por falha humana. Os erros desse tipo são relacionados sob a sigla CFIT. Ela indica que todos os equipamentos estão em ordem, e o avião só cai devido a algum engano do piloto ou do co-piloto. Nos últimos seis anos, os CFITs foram responsáveis por 53% das mortes em desastres aéreos. A saída, na opinião dos industriais, é melhorar o treino do pessoal de vôo.


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.