Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sinais de TV incompatíveis

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 26 Maio 2012, 22h00

Erro – Dividir o mundo com 3 sistemas distintos – NTSC, PAL e Secam.

Quem – EUA, Alemanha e França.

Quando – A partir dos anos 50.

Consequências – A incongruência entre os modelos atrasou o desenvolvimento e a globalização da indústria do entretenimento.

Nos anos 80, comprar um videocassete era uma complicação. Alguns só reconheciam o sinal NTSC. Outros, só PAL-M. Tudo dependia da origem do aparelho. Mais ou menos a mesma coisa acontecia também na TV. Um programa produzido nos EUA não podia ser retransmitido na Europa, pois o sistema de um não batia com o do outro. Um inferno. Emissoras e estúdios de cinema perdiam dinheiro. Fabricantes de videocassete vendiam menos do que poderiam. E os consumidores ficavam sem entender: não seria mais fácil padronizar os sistemas de TV no mundo todo?

Continua após a publicidade

Reserva de mercado

A confusão teve início nos anos 50, quando vários países começaram a se mexer para incorporar imagens coloridas nas transmissões de TV. O novo sinal precisava ser captado pelos televisores PB, pois eles eram maioria e continuariam sendo por alguns anos ainda. Surgiu nos EUA, então, uma versão modificada do já existente NTSC, que acabaria sendo adotada também no Canadá, no Japão e em vários países europeus.

Nos anos 60, apareceram dois outros sistemas na Europa: o PAL, desenvolvido na Alemanha, e o Secam, criado na França. Oficialmente, era apenas uma tentativa de aprimorar o NTSC. Na prática, foi proteção de mercado, uma manobra com objetivo de manter uma presença europeia forte no ramo da fabricação de televisores.

Continua após a publicidade

Resultado: 3 sistemas incompatíveis, cada qual com uma fatia importante do mercado internacional de TV, empatando a humanidade em seu caminho rumo à globalização. Quem tirou proveito foram alguns regimes totalitários, como o da Alemanha Oriental – então, uma potência do mundo comunista. Os alemães orientais adotaram o sistema Secam. Com isso, impediram que a programação capitalista vinda da Alemanha Ocidental – onde o sistema era PAL – chegasse a seus televisores.

Sistemas incongruentes de sinal de TV ainda são uma realidade. Mas a aldeia global de hoje é tão mais dinâmica e menos dependente da televisão que essa incompatibilidade já não restringe a livre circulação do que quer que seja.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.