5 truques que te ajudam a levar tudo mais barato
Em tempos de crise, nem pense em sair da loja sem antes dar aquela chorada no preço. Aqui vão algumas dicas para garantir um descontinho
[Pergunta do leitor: “Como pechinchar?”, de Gastão Fernandes Conte, Salgado, SE]
Não peça desconto
Vendedores vão oferecer o mínimo possível. Por isso, proponha de cara entre 10% e 20% e barganhe a partir daí. Leve folhetos com melhores ofertas e até preços na loja online da mesma rede, que costumam ser melhores. Outra vantagem é que na loja física você não paga frete e leva a mercadoria na hora.
Use dinheiro…
… e exija pelo menos 3% de desconto – o mínimo que o vendedor paga por transação com cartão. Se o bolso estiver vazio, disfarçe e, depois de negociar, solte um “ok, qual é o menor preço que você faz à vista?” Assim que o vendedor responder, emende com “e em quantas vezes você divide esse valor?”
Canse o vendedor
Funciona com quem ganha comissão por venda em lojas de sapatos, móveis, carros, eletrodomésticos etc. Pergunte, experimente e teste tudo. O vendedor vai preferir fechar com pouco lucro do que jogar fora a lábia que gastou.
Procure defeitos
Falhas na costura, linhas soltas, botões faltando, manchas etc. baixam muito o preço de roupas, calçados e acessórios. Depois, dá para fazer os reparos baratinho.
Banque o pobre
Se não conseguir chegar ao preço que queria, diga que queria muito levar o produto, mas que não tem o suficiente. Agradeça e vá saindo de mansinho. Se não puder te dar o desconto, a loja pode dar um brinde ou facilitar o pagamento.