Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Super por apenas 4,00

O túnel mais longo do planeta

Ele é mais comprido que a distância entre São Paulo e Campinas. Passa embaixo do fundo do mar. E vai custar dez vezes mais que todos os estádios da Copa. Conheça a obra mais audaciosa de todos os tempos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 set 2014, 22h00 • Atualizado em 31 out 2016, 18h51
  • Carlo Cauti

     

    A China é a rainha das obras gigantes. Acabou de inaugurar a maior ferrovia do mundo (Pequim-Cantão, com 2.298 km) e a maior construção do planeta (o Global Center de Chengdu, um prédio que tem 1,7 milhão de m2 e é maior que o Parque do Ibirapuera). Agora, quer fazer algo ainda mais ousado: construir o maior túnel submarino do planeta. Ele vai ligar as cidades de Dalian e Yantai, no norte do país, e terá incríveis 123 km de extensão – mais que o dobro do Eurotúnel, que liga a França à Inglaterra. O projeto já foi apresentado ao governo comunista chinês, e deve ser aprovado pelo Parlamento nos próximos meses. “As obras começarão em 2015 e terminarão em 2026”, afirmou o engenheiro Wang Mengshu, um dos responsáveis pelo projeto. O custo estimado é de R$ 85 bilhões, dez vezes mais do que o Brasil gastou em todos os estádios da Copa 2014. Um oceano de dinheiro. Mesmo assim, os chineses pretendem ter lucro – com o pedágio que será cobrado no túnel, a expectativa é recuperar o investimento em 12 anos.

    O túnel será composto por três galerias. Em duas delas, passarão trens de alta velocidade (veja no infográfico). Apesar da empolgação dos chineses com a obra, há preocupação quanto à sua segurança. O túnel, que será construído 30 metros abaixo do fundo do mar, passa por uma área geologicamente instável – onde, em 1976, um terremoto matou centenas de milhares de pessoas. Também há dúvidas sobre o investimento. Dalian e Yantai são cidades médias (somadas, têm apenas 5 milhões de habitantes), que talvez não justifiquem uma obra tão cara. E isso se, como é comum em grandes construções, o custo final não acabar sendo maior ainda.

    Continua após a publicidade

    Números sobre o túnel

    R$ 85 bilhões – É o orçamento inicial da obra, cuja construção deverá consumir 11 anos.

    220 km/h – É a velocidade dos trens-bala, que trafegarão em tubos com 10 metros de diâmetro.

    Continua após a publicidade

    40 minutos – É o tempo que o trem levará no percurso (hoje feito de balsa, em 8 horas).

    7,5 graus na escala Richter foi a força do terremoto que atingiu a região em 1976.

    Imagem: thinkstockphotos

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.