Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Memórias se formam durante os sonhos, revela estudo

Experiência com ratos mostra que a fase REM, na qual eles (e os seres humanos também) sonham, é essencial para a consolidação de lembranças

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 20 jun 2016, 20h15

Dormir não é bom só para recuperar as energias. Também é o momento em que consolidamos nossas memórias. É o que sugere um novo estudo realizado por cientistas das universidades McGill (Canadá) e de Berna (Suíça). Primeiro eles instalaram um implante que permite, usando pulsos de luz, ativar ou desativar partes do cérebro de ratos de laboratório. Depois, mostraram um objeto para os ratinhos e deixaram que eles dormissem.

Quando os ratos alcançaram o estágio mais profundo do sono (a fase REM, sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”, momento em que os ratos -e os seres humanos- sonham), os cientistas desligaram alguns neurônios dos bichinhos. Desativaram o hipocampo, região do cérebro que controla a formação de memórias. Em tese, isso não deveria ter efeito nenhum. Afinal, os ratos estavam “só” dormindo, certo?

No dia seguinte, os pesquisadores mostraram o objeto novamente aos ratos. E o resultado foi surpreendente: os bichinhos passaram muito tempo cheirando o objeto, como se nunca o tivessem visto. Ou seja, eles não construíram uma memória do objeto.

Os cientistas também desligaram o hipocampo dos ratinhos enquanto eles estavam acordados, ou em outras fases do sono, sem obter o mesmo efeito. Isso mostra que é mesmo a fase REM a responsável pela consolidação das memórias. Os pesquisadores ainda não sabem como ou por que isso acontece, mas a descoberta fortalece a teoria de que os sonhos, e as situações bizarras que eles frequentemente trazem, são um efeito colateral dos processos de manutenção executados pelo cérebro durante a noite – entre os quais pode estar a consolidação das memórias mais relevantes e o apagamento das demais.

Continua após a publicidade

Um noite bem dormida é fundamental. Inclusive para guardar o que você vive durante o dia.

LEIA TAMBÉM:
Sono – O que acontece enquanto você dorme

Sim, é possível aprender dormindo

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.