Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Maratona muda músculos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 31 dez 1987, 22h00

Um atleta de 46 anos, que corre ou pedala 30 quilômetros diariamente desde a juventude, deixou que cientistas suecos tirassem microamostras de músculos de suas pernas, antes e depois de várias maratonas, para saber o que acontece com o corpo humano quando corremos. Notou-se que, logo após a corrida, muitas fibras musculares morreram por falha na circulação sanguínea. Depois, no processo de regeneração, há uma troca: fibras tipo 2, que queimam grande quantidade de energia e se contraem mais lentamente. Isso nunca tinha sido observado.

O professor de educação física Alberto Carlos Armadio, da Universidade de São Paulo, explica que as fibras tipo 1 acumulam menos ácido lático, substância inibidora produzida pelo músculo ao queimar energia. Um dos sinais do músculo é a dor.depois de certo tempo, o excesso do ácido faz com que o músculo não suporte mais o esforço. Por isso, as fibras tipo 1 – que constituem 45 por cento dos músculos dos adultos – são “especializadas” em esportes de resistência, como a maratona. “Resta saber se a troca observada no caso do atleta sueco ocorre com todos os corredores”, observa o professor Armadio. “Afinal, trata-se de uma única experiência.”


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.