Manual: 5 passos para virar vegano
Estratégias certeiras para deixar de consumir produtos de origem animal sem colocar em risco a saúde – e seu objetivo
1 Entenda o desafio
Quanto mais informações você tiver sobre a causa, mais fácil para atingir o objetivo. Livros, documentários e sites podem ajudar nessa transição para uma vida sem carne. Caso contrário, as chances de chegar um dia e você se perguntar, consternado, por que está fazendo isso são maiores.
2. Vá devagar
Não corte tudo de uma vez. O calendário é o seu maior aliado: estabeleça metas e prazos (parar de comer tipos diferentes de carne por vez, por exemplo). Há desafios que podem ajudar no início, como o “21 dias sem carne” e o “Segunda sem Carne”.
3. Saúde em primeiro lugar
Faça acompanhamento profissional. O nutricionista irá elaborar estratégias para que nenhum nutriente fique faltando. Ele pode indicar que você aumente o consumo de feijão, grão de bico ou lentilha para suprir a falta de ferro, abundante na carne.
4. Comece a cozinhar
Vegetariano não se alimenta só de mato. Dá para continuar comendo o que você gosta (bolos, tortas, hambúrguer…) fazendo alguma substituição. Fuce em mercados veganos, faça uma lista de ingredientes e vá para o fogão.
5. Inspire-se
Procure canais, blogs e perfis que dão dicas de alimentação. Há grupos de discussão no Facebook (saiba mais abaixo) para compartilhar a sua experiência e procurar ajuda caso a transição esteja difícil. Muita gente pode ter passado pelo mesmo problema.
Serviços úteis
Mapeia e avalia locais de comida vegana nas proximidades.
VEGetariANOS Iniciantes Brasil
Grupo do Facebook para quem está começando.
Perfil do Instagram com dicas e receitas.
Fontes: Rafaela Mold, nutricionista; sites Segunda sem carne, Vista-se, Sociedade Vegetariana Brasileira e grupo VEGetariANOS Iniciantes Brasil