Os oceanos também têm estradas. Construídas pelas correntes da economia, elas concentram 90% do tráfego marítmo. Neste mapa em que sertão vira mar, produzido a partir de relatórios globais de circulação de navios, é possível conhecê-las
Movimento – 16% do tráfego mundial.
Importância – Cruzando o norte do oceano Pacífico, liga os EUA com o Japão e a China, respectivamente 1ª, 2ª e 3ª economias do mundo, poderosas e interdependentes.
Movimento – 16% do tráfego mundial.
Importância – Cruzando o norte do oceano Pacífico, liga os EUA com o Japão e a China, respectivamente 1ª, 2ª e 3ª economias do mundo, poderosas e interdependentes.
Movimento – 5% do tráfego mundial.
Importância – Via expressa das exportações da América do Sul (principalmente produtos agrícolas e minérios) para os EUA e a Europa.
Movimento – 22% do tráfego mundial.
Importância – Ponte entre as regiões ricas do mundo, a Europa e a América anglo-saxã, tem o tráfego engrossado por tudo que é importado dos países pobres.
Movimento – 16% do tráfego mundial.
Importância – Este caminho, que contorna a Arábia e atravessa o canal de Suez, é o escoadouro do ouro negro do Oriente Médio.
Movimento – 9% do tráfego mundial.
Importância – O antigo “caminho das Índias” hoje leva produtos e cidadãos asiáticos para o resto do mundo e traz equipamentos que fazem o crescimento da região.
Movimento – 22% do tráfego mundial.
Importância – Oceania, Sudeste Asiático e China se encontram nestas avenidas, onde ocorre um frenético comércio de produtos e movimentação de pessoas.
Principais mercadorias das avenidas dos mares
Produtos industrializados de alto valor
Produtos industrializados de baixo valor
Produtos agrícolas e minérios
Petróleo
Migração