Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Exercício físico e meditação, juntos, podem combater a depressão

Quando combinadas, as atividades proporcionam melhoras nos sintomas e até previnem a doença.

Por Camila Almeida
Atualizado em 15 jan 2023, 17h52 - Publicado em 11 fev 2016, 15h30

A gente já conhece o poder terapêutico da meditação e sabemos que, contra algumas doenças crônicas, a prática funciona melhor que remédio. Agora, ela também pode ser eficaz contra a depressão, se combinada a atividades físicas aeróbicas. É um combo de exercícios para o corpo e para a mente capaz de melhorar – e muito – a saúde mental.

Leia: 6 motivos para começar a meditar agora

Um novo estudo, da Universidade Rutgers, descobriu que essas atividades combinadas, qaundo realizadas apenas duas vezes por semana, é capaz de reduzir os sintomas da depressão em até 40%. Os estudantes que participaram do experimento relataram como principal melhora conseguir lidar melhor com os sentimentos negativos, além de terem se sentido mais dispostos e motivados no dia-a-dia. E esse foi resultado foi atingido com apenas dois meses de terapia.

“Nós estamos muito animados com os resultados. Vimos uma melhora significativa tanto nos voluntários com casos clínicos de depressão quanto nos que não possuem a doença”, disse Brandon Alderman, autor da pesquisa. Já eram conhecidos os benefícios da meditação e dos exercícios contra a depressão, mas, o que a pesquisa aponta é que, combinados, os dois podem operar uma melhora bem mais acentuada nos pacientes.

Leia: Anti-depressivo pode causar depressão

Continua após a publicidade

A depressão afeta um em cada cinco americanos em algum momento da vida – sendo mais comum entre adolescentes e jovens adultos. O tratamento mais comum normalmente envolve medicações psicotrópicas, que influenciam quimicamente o cérebro a regular as emoções, combinadas à terapia, que pode ajudar, mas exige comprometimento do paciente. O tratamento é caro, demorado e apresenta vários efeitos colaterais.

Com a pesquisa, fica ainda mais claro que o remédio contra a depressão pode ser mais acessível. As duas atividades estudadas podem ser praticadas por qualquer um, a custo zero.

Leia também: O poder da mente vazia

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.