Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Eclipse Anular do Sol ocorre em 2 de outubro. Saiba como assistir

Entenda o que é um eclipse solar anular e onde será possível observar esse fenômeno.

Por Manuela Mourão
28 set 2024, 19h00

Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, um eclipse solar anular será visível nos céus do oceano Pacífico, oceano Atlântico e do extremo sul da América do Sul. O Observatório Nacional transmitirá o fenômeno ao vivo em seu canal de Youtube às 12:30. É só clicar neste link para assistir.

O que é o fenômeno? 

Eclipses solares acontecem quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando totalmente ou parcialmente a luz solar em certas áreas do planeta. O eclipse de abril deste ano, visível somente no hemisfério norte, foi um eclipse total – ou seja, o dia escureceu por completo em algumas regiões.

Já o eclipse parcial ocorre quando a Lua cobre apenas uma pequena porção do Sol, e a luminosidade do dia quase não muda. 

Uma terceira possibilidade – que é extremamente rara – são eclipses solares híbridos. Quando esses acontecem, alguns lugares do globo assistem ao fenômeno como um eclipse total, enquanto outros o observam como um eclipse anular. 

Nesse eclipse raro, a Lua está mais distante da Terra e (por ser menor que o Sol) não dá conta de cobrir o astro por inteiro. O resultado? Enxergamos um circo de luz ao redor da Lua – o chamado “anel de fogo”. 

Continua após a publicidade

Por aproximadamente sete minutos da quarta-feira, 93% do Sol será bloqueado. Quanto mais próximo da linha central de observação, mais aparente será o anel.

Onde será visto?

O fenômeno será visível em sua totalidade apenas em regiões do Chile e da Argentina. No Brasil, algumas regiões do centro-oeste, sudeste e sul poderão observar o eclipse parcialmente. 

O caminho global do eclipse solar anular do 'anel de fogo' em 2 de outubro de 2024.
(Criada e anotada por Jamie Carter usando MapHub.net. Fonte: Esri, Maxar, GeoEye, Earthstar Geographics, CNES/Airbus DS, USDA, USGS, AeroGRID, IGN, e GIS User Community/Reprodução)
Continua após a publicidade

Os moradores do Rio Grande do Sul têm uma chance maior de ver o início do bloqueio, mas a ocorrência por completo e o efeito do “anel de fogo” não poderão ser apreciados a olho nu no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a cobertura do Sol será de apenas 10%.

Dos lugares em que o eclipse será mais visível estão: a Ilha de Páscoa, a Província de Capitán Prat (ambas territórios chilenos), o Parque Nacional Perito Moreno e em Puerto San Julián (os dois na Argentina).

Fato ou Mito: Olhar diretamente para um eclipse é perigoso?

Fato! Olhar para um eclipse sem óculos de segurança aprovados pode causar danos permanentes à visão. Segundo a NASA, mesmo durante a fase em que a Lua cobre parcialmente o Sol, é perigoso olhar diretamente para ele sem proteção ocular especializada. Para observar um eclipse solar com segurança, é preciso o uso de filtros solares em todos os momentos, como óculos de eclipse. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Óculos de Eclipse Solar

Óculos de eclipse solar

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.