Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Consumo de frutas está associado a menor ganho de peso

A pesquisa foi apresentada esta semana e foi conduzida com mais de 130 mil pessoas dos Estados Unidos

Por Camila Almeida
Atualizado em 8 mar 2024, 10h24 - Publicado em 24 set 2015, 22h15

As frutas e seus sucos têm sido consideradas vilãos de muitas dietas, sob a afirmação de que tem alto teor calórico. Entretanto, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard apontou que elas não são vilãs do emagrecimento. Inclusive, o aumento no consumo de frutas e de vegetais pobres em amido, como brócolis, couve e abobrinha, está associado a menor ganho de peso.

O estudo foi feito com 133.468 pessoas, nos Estados Unidos, por um período de 24 anos. Foram examinadas as associações entre as mudanças de peso dos indivíduos e o que seu consumo de frutas e verduras, que era documentado num diário. Os relatos, para fins de pesquisa, também levavam em conta aspectos do estilo de vida, como o tabagismo e a prática de atividade física. 

Após ajustar todas as variáveis, a pesquisa apontou que o aumento no consumo de frutas e as verduras de baixo amido se relacionavam com redução de peso, enquanto que o consumo de vegetais ricos em amigo, como ervilhas e milho, ajudavam a pesar mais na balança. 

Frutas

Os resultados não podem ser generalizáveis, uma vez que o perfil dos voluntários era bem parecido (a grande maioria era de adultos brancos e de alta escolaridade). E como eles mesmos preenchiam os diários de dieta é possível que tenham cometido alguns erros no decorrer da pesquisa. Entretanto, o estudo é forte. Foi feito com uma grande amostragem de pessoas, por um largo período de tempo e com acompanhamento constante. 

Continua após a publicidade

“Nossos resultados apontam benefícios do aumento do consumo de frutas e vegetais para prevenir o ganho de peso a longo prazo”, atesta a coordenadora da pesquisa Monica Bertoia. “Além disso, fornece orientações de alimentos específicos que podem ajudar na prevenção da obesidade, um fator de risco para diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cânceres e muitas outras condições de saúde.”

Leia também:

11 alimentos vegetarianos ricos em proteínas
Traduzimos os rótulos dos alimentos para você – e o resultado é assustador

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.