Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como pedir um aumento

Não faça uso de indiretas nem parta para o confronto. Se você quer ganhar mais, é preciso provar, com calma e argumentos, que você merece

Por André Bernardo
Atualizado em 29 Maio 2017, 19h55 - Publicado em 21 set 2010, 22h00

como pedir aumento

1. Fale sozinho

Ensaie a conversa com o chefe – se achar melhor, na frente do espelho. A repetição vai fazer do diálogo potencialmente nervoso algo rotineiro.

como pedir aumento

2. Mostre serviço

“Fulano está desmotivado… Hora de dar um aumento!” É, não vai acontecer. Para convencer, o negócio é dar um gás, aquele famoso “110%”.

como pedir aumento

3. Pare e compare

Um argumento forte para ter na ponta da língua é a comparação do seu salário com a média do mercado. Se estiver abaixo, há um problema.

Continua após a publicidade

como pedir aumento

4. Olho na data

Evite falar sobre aumento antes das férias do chefe (ele vai estar com a cabeça cheia) ou fim de ano (“Tá com 13º no bolso e quer aumento?”).

como pedir aumento

5. Hora marcada

Não surpreenda o chefe: marque a reunião deixando claro que é sobre o seu trabalho. Acredite, ele vai saber do que você está falando.

como pedir aumento

Continua após a publicidade

6. Conte até 3

Por mais que dê vontade, você NÃO vai:
a. trazer dramas pessoais para a conversa;
b. falar mal de outros colegas;
c. perder a calma.

como pedir aumento

Continua após a publicidade

7. Ao que interessa

Não faça rodeios: o assunto é o seu salário. Dê seus argumentos (estou trabalhando mais, a média do mercado é x) e aguarde a resposta.

como pedir aumento

8. Se não rolar, rolou

Mesmo não recebendo o aumento, você deu um passo adiante, e agora tem 3 opções:
a. Estipule um novo prazo para voltar ao assunto;
b. Você pode conseguir um curso, uma viagem, uma nova função;

Continua após a publicidade

c. Reavalie seu futuro – se outros subiram e você não, pode ter chegado a hora de mudar de emprego.

Fontes: Gisleine Camargo, gerente da área de People & Change da KPMG no Brasil; José Luís Fódra, psicólogo, pós-graduado em psicologia social das organizações; Luciano Salamacha, consultor de empresas e professor de estratégia & marketing da FGV; Rolando Pelliccia, diretor do Hay Group Brazil; e Tom Coelho, consultor de empresas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.