Como funciona um supercargueiro?
Ele tem impacto nos preços de muita coisa que você compra - mais de um terço do comércio global circula nos contêineres de cargueiros. E os navios estão cada vez maiores, o que reduz o custo de transporte da mercadoria
Claudia Lima, Mariana Caetano, Renata Miwa e Rodrigo Damati
1. Mais perto do céu
Os setores de comando, alojamento e social se concentram aqui. No dinamarquês Emma Maersk, um dos maiores cargueiros do mundo e que serviu de modelo para o esquema acima, salas de controle, cabines, cozinha, refeitório e até salas de TV e de jogos formam uma torre de 10 andares.
2. Automático
Bastam 13 pessoas para operar o Emma. A equipe inclui capitão, marinheiros, operador de rádio, cozinheiro, engenheiros, mecânicos e o pessoal responsável por zelar pelos contêineres (os supercargueiros costumam ser bem automatizados). Não falta tempo para o lazer dos tripulantes.
3. Todo-poderoso
É o maior motor do mundo. Funciona a diesel, pesa 2,3 mil toneladas, tem 14 cilindros e 110 mil cavalos de força, (igual a 1549 Fiats Uno 1.4). Ele consome 6,3 mil litros/hora e garante velocidade máxima de 31 nós (57 km/h). Isso garante que uma viagem da Europa ao Oriente Médio leve 25 dias.
4. Cada um no seu lugar
A posição dos contêineres depende de fatores como o tipo de carga (aquelas que exigem refrigeração, por exemplo, podem ir para os galpões internos) e o quanto o dono está disposto a gastar. Custa menos levar a carga nas extremidades do convés, onde ela está mais exposta e o risco de acidentes é maior.
5. Põe e tira
Sob o risco de multa, as operações de carregamento (ou o contrário) têm de ser concluídas, em geral, em 48 horas. Veículos próprios içam o contêiner e o colocam no navio. Os transtêineres (acima) têm o chão de vidro para que o operador veja a carga. O maior porto do país (Santos) recebe cargueiros com até 5,5 mil contêineres.