PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como escrever bem em 10 passos

Uma seleção de dicas (e duas sugestões de leitura) que vão ajudar você a arrasar com uma caneta na mão.

Por Karin Hueck Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2020, 15h20 - Publicado em 7 jul 2017, 18h48

Fazer um bom texto não é fácil – nós sabemos bem. Dois livros prometem ensinar os macetes para que você vire um Machado de Assis do século 21 (ou pelo menos escreva direitinho os seus emails. Aqui vão as dicas dos dois autores – em um exemplo que você não deve seguir.

Escrever é uma arte

 

GUIA DE ESCRITA, Steven Pinker,

Muitas dicas e poucas regras. É assim que o canadense Steven Pinker ensina você a escrever melhor. O psicólogo-linguista-cientista de Harvard usa exemplos práticos para mostrar que, com pequenos ajustes e alguns novos conceitos, seus textos podem ficar muito mais claros (e gostosos de ler).

Guia de escrita: Como conceber um texto com clareza, precisão e elegânciaComo escrever bem em 10 passos

 

 

 

Escrever é uma arte

 

 

COMO ESCREVER BEM, William Zinsser

Já se você gostar de regras bem claras, este é o livro para você. O best-seller americano ganha edição no Brasil e não deixa dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito na hora de escrever. Com bom humor, Zinsser dá dicas práticas para que seu texto não cometa pedantismos e outras chatices mais.

Como Escrever BemComo escrever bem em 10 passos

Continua após a publicidade

Escrever é uma arte

Como corrigir seu texto

1. A primeira frase é a mais importante. Informe de um jeito que também prenda a atenção. Que tal “Comprei um molho de tomate mofado. O que vocês vão fazer?”

2. Não instrua o leitor ao óbvio, apenas conte logo a história.

3. Onde é a sua casa? Lembre-se de que o leitor não tem a mesma bagagem que você.

Continua após a publicidade

4. A maioria dos adjetivos é dispensável – ainda mais quando não ajudam a contar a história, como acima.

5. Não use palavras repetidas

6. Aspas que não são falas só mostram insegurança.

7. Ou você está pasmo ou não está. Não deixe advérbios enfraquecerem o seu texto.

Continua após a publicidade

8. Fuja de expressões batidas e clichês.

9. O excesso de linguagem técnica é usado para disfarçar o fato de que você não sabe o que quer dizer. Evite.

10. Se você não tem mais nada para dizer, termine o texto. O tempo e a tenção dos leitores são preciosos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.