Bebidas geladas acabam com arrependimentos
Bateu aquela vergonha que chega a arder? Pegue um refri na geladeira que passa.
Não é só coisa da sua cabeça: existe toda uma área da ciência que se dedica a entender como nossas emoções refletem sensações corporais, a chamada “cognição incorporada”. Ser rejeitado, por exemplo, não deixa só seu coração gelado, mas gera sensação de frio no corpo todo.
E nem precisa ir muito longe: quem fica muito corado sabe que o corpo não deixa disfarçar a vergonha que a mente está sentindo. Foi investigando essas relações que os pesquisadores da Western University, no Canadá, descobriram que dá para diminuir a sensação de vergonha e arrependimento tomando uma bebida gelada.
No estudo, eles pediram para que 157 pessoas se lembrassem de um momento do qual se arrependessem profundamente. Depois de escrever sobre essa lembrança ruim, eles deveriam descrever suas emoções — humilhação, vergonha e culpa eram as mais frequentes. Depois dessa etapa, os participantes tinham a chance de escolher entre dez opções de bebida. Metade delas era gelada, a outra quente. Quando mais constrangidos estavam os participantes, mais eles tinham a tendência de escolher drinks frios.
A teoria dos pesquisadores é que sentimentos como vergonha, culpa e arrependimento fazem a nossa sensação de calor aumentar. Para testar essa ideia, eles colocaram outras 57 pessoas em uma sala. Depois de refletir sobre remorsos passados, eles tinham que chutar a temperatura da sala (que estava entre 20°C e 20,5°C). Os envergonhados chegaram a chutar 23,8°C, quase quatro graus acima do real.
Depois de concluir que remorso dá calor e vontade de beber aquela Coca gelada, os pesquisadores fizeram ainda um terceiro teste. Os participantes receberam uma grana para investir em duas empresas farmacêuticas e acompanhar as ações da “bolsa”. Uma delas estava programada para ir muito bem e a outra muito mal.
Só que depois de ver o resultado, todos os participantes assistiram a um comercial de TV. Uma das opções era o anúncio de uma viagem para o Caribe, outra para o Alasca. Os participantes que jogaram dinheiro fora, mas assistiram ao comercial congelado do Alasca sentiram menos arrependimento, culpa e vergonha do que aqueles que viram o Caribe depois de errar no investimento.
A pesquisa foi publicada em um periódico de psicologia do consumidor, então a ideia é usar a descoberta para fazer você comprar mais. Por isso, fique atento: se você sentir o ar-condicionado mais potente em uma loja cara, é capaz de ser uma tentativa de te estimular a esbanjar sem culpa.