Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Assistir Netflix é a 2ª melhor coisa que você pode fazer pelo seu namoro

O casal que vê série junto, permanece junto, afirmam pesquisadores. E para um tipo específico de relacionamento, esse hábito é essencial.

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 11 jun 2019, 16h48 - Publicado em 5 ago 2016, 17h30

Passar horas debaixo do cobertor vendo 30 episódios seguidos de uma série pode fazer você se sentir isolado do mundo. Mas quando esse hábito é compartilhado pelo casal, tem o efeito de fazer as pessoas se sentirem mais conectadas, segundo um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

A pesquisa entrevistou 259 universitários em relacionamentos sérios. Eles informaram o quão próximos se sentiam dentro do namoro, quanto tempo passavam juntos por semana, quantos amigos em comum possuíam e, finalmente, com que frequência consumiam séries, filmes e livros juntos.

Quanto mais tempo dividindo a telinha, melhor era a qualidade do namoro. Mas a Netflix era o segundo fator mais importante. O que de fato influenciava mais o destino dos pombinhos era o número de amigos que tinham em comum. Quanto mais um casal tem a sensação de dividir um único círculo social, mais próximo se sentem — segundo os pesquisadores, surge um sentimento de “identidade compartilhada”.

Continua após a publicidade

Para os casais cheios de amigos em comum, assistir a séries juntos tinha um efeito positivo, mas bem leve, na qualidade do namoro. Foi aí que os cientistas encontraram o resultado mais interessante da pesquisa: quando os casais não dividiam um mesmo círculo social, as séries e filmes passavam a ser essenciais para que o namoro desse certo.

Em vez de participar de um mesmo círculo social real, eles passavam a dividir um círculo fictício. As séries favoritas funcionam como um terreno comum, em que os dois criam laços mais próximos ao teorizar sobre o enredo e amar ou odiar os personagens. A sensação, no final, é a mesma de fofocar sobre amigos de verdade.

Pode parecer uma experiência antissocial, mas os pesquisadores pensam o contrário. Relacionamentos à distância ou casais que se mudam para uma nova cidade sem muitos amigos sentem um impacto negativo enorme por não poderem dividir experiências sociais — o que pode, inclusive, colocar o namoro em risco. Nesses casos, séries e filmes assistidas em conjunto neutralizam o lado ruim da distância e do isolamento e aumentam a felicidade a dois.

Continua após a publicidade

E os efeitos, pelo menos a princípio, não são simples consequência de um casal que passa mais tempo junto – ainda que as maratonas possam durar horas a fio. Segundo a pesquisa, os casais que tinham poucas horas disponíveis na semana, mas escolhiam assistir seriados, relatavam estar mais felizes do que aqueles com várias horas disponíveis para curtir o tempo juntos sem séries.

Ou seja, o que parece fazer a diferença é esse mundo de faz-de-conta compartilhado, em que o ódio a spoilers colaboram para fortalecer o amor — pelo menos, até que a temporada acabe.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.