Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Arqueólogos: Indiana Jones existe?

Há semelhanças entre o personagem e alguns exploradores de hoje e de ontem. A revista americana Archaeology aponta 8 aventureiros que podem ser o verdadeiro Indy

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 jul 2008, 22h00

Texto Maurício Manoel

NELS NELN (1875 – 1964)

Era respeitado pela capacidade intelectual e por sua consistente produção teórica. Liderou grandes escavações na Mongólia, na Espanha e nos EUA. E inspirou uma legião de jovens arqueólogos na primeira metade do século 20.

SYLVANUS MORLEY (1883 – 1948)

Foi um dos maiores especialistas do mundo em civilização maia. Comandou escavações em Chichén Itzá, no México, e trabalhou como espião para os EUA durante a 1ª Guerra, monitorando as atividades de alemães na América Central.

Continua após a publicidade

JUNIUS BIRD (1907 – 1982)

Sabia tudo sobre os povos mais antigos do Ocidente e fez grandes descobertas no Chile e no Peru. Chegava a certos sítios arqueológicos de barco ou ao volante de um velho Ford T. E usava sempre um chapéu, no melhor estilo “doutor Jones”.

FRANK HIBBEN (1910 – 2002)

Continua após a publicidade

Além de arqueólogo, era um exímio caçador. Serviu na Marinha dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial e dedicou-se a vários sítios arqueológicos na África depois de dar baixa. Suspeita-se que Hibben tenha sido colaborador da CIA.

ROBERT CARNEIRO (1927 – )

Este etnógrafo é um dos mais importantes evolucionistas sociais da atualidade, reverenciado por sua teoria sobre a origem dos Estados. Mas gosta mesmo é de estudar as cabeças que índios da Amazônia costumavam encolher no passado.

Continua após a publicidade

GEOFF EMBERLING (1966 – )

Escavou no Oriente Médio por quase 20 anos e foi diretor do campo de Tell Brak, no Iraque, onde ficam as ruínas de uma das cidades grandes mais antigas da Mesopotâmia. Agora está no Sudão, investigando o antigo reino de Kush.

CONSTANZA CERUTI (1973 – )

Continua após a publicidade

É arqueóloga de grandes altitudes e ganha a vida escalando nos Andes, à procura de sítios cerimoniais dos incas. Em 1999, ela encontrou 3 múmias no pico do vulcão Llullaillaco, Argentina, a 6 736 metros – as mais bem preservadas da história.

SCOTTY MOORE (1977 – )

É o apresentador do programa Bone Detectives (“Detetives de Ossos”), do Discovery Channel. Trabalhou em escavações do Arizona à Sibéria nos últimos anos. Veste-se como Indiana. E se mete em tantas aventuras quanto o próprio.

Publicidade