Stephen King, um dos principais responsáveis pelo medo de muita gente, é considerado o rei do terror. Para entrar no clima do Halloween, nesse Top5 apresento alguns de seus principais e mais assustadores personagens. Cuidado com os pesadelos…
5) Collie Entragian (Desespero)
Xerife da cidade de Desperation (em Nevada), Collie tem o hábito nada amigável de prender alguns viajantes na estrada principal e é o responsável por formar a população local. Além disso, Collie tem o poder de mudar de forma e atrair criaturas como escorpiões, aranhas e cobras.
4) Carrie White (Carrie, A Estranha)
Filha de uma cristã e educada com rigor, Carrie possui um comportamento nada típico de uma adolescente. Mas as coisas se agravam quando ela se dá conta de que possui o poder da telecinese. Humilhada pelos colegas de escola por conta de sua timidez e de sua “esquisitice”, as coisas ficam mais sérias na festa de formatura: a garota é eleita a Rainha do baile e acaba recebendo um banho de sangue de porco na hora da coroação. Depois da humilhação, a garota mata todos que estão presentes no baile e destrói toda a cidade, graças aos seus poderes sobrenaturais. Várias outras coisas transformam Carrie em um dos personagens mais assustadores de Stephen, como o assassinato da própria mãe.
3) Annie Wilkes (Misery)
Annie, uma mulher grande e forte, salva Paul Sheldon de um acidente. O cara é seu escritor favorito e ela resolve guardá-lo para ela, tratando os ferimentos de Paul em sua própria casa. A ex-enfermeira amarra o escritor na cama, que se sente aliviado por ter escapado da morte… Mas, isso muda quando Annie descobre que Misery, sua personagem favorita de uma das obras do autor, morre no desfecho do livro. A partir daí, Annie transforma a vida de Paul em um inferno, com direito a tortura, a fome e a se tornar um viciado em medicamentos, e, além de tudo isso, ainda corta a perna do homem com um machado. Por fim, descobrem que Annie costumava matar seus pacientes e até tinha um caderno onde ficavam anotados os nomes de todas as suas vitimas.
2) Jack Torrance (O Iluminado)
O Iluminado, umas das principais obras de Stephen, conta com a ilustre presença do personagem Jack Torrance – um escritor e “ex” alcoólatra que aceita um emprego temporário como zelador no hotel Overlook e acaba se mudando para lá junto com sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny. O hotel, que carrega uma maldição, acaba possuindo Jack, que passa a agir de um modo nada amigável, com direito a tentativa falha de matar a esposa e o próprio filho com um machado.
1) Parcimonioso (It, A Coisa)
A história se passa na cidade de Derry, em Maine. Uma criatura nada simpática, que desperta em intervalos de 25 a 30 anos, caça crianças e as atrai com sua forma de palhaço. O objetivo: decorar os pequenos, claro! E não para aí: o monstro pode ler a mente de suas vítimas, pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e mudar de forma – adequando sua aparência de acordo com o medo das pessoas. E um detalhe: Parcimonioso escolhe crianças porque elas temem coisas que são mais simples de tomar forma, sendo mais fácil de assustá-las.
Todas as obras que eu citei ganharam adaptações para o cinema. Quem ainda não assistiu, vale a pena conferir e conhecer esses personagens mais a fundo. Tenham um bom Halloween!